segunda-feira, 14 de maio de 2012

A pele requer cuidados especiais no inverno


 Os cuidados com a pele devem ser rigorosos em todas as épocas do ano, mas no inverno fatores como o vento, mudanças bruscas de temperatura e o ar seco favorecem a evaporação da água por meio da pele, diminuindo o grau de hidratação dela.

Outro fator que desencadeia problemas, são os banhos muito quentes e demorados. Tal atitude elimina o manto hidrolipídico da pele, fazendo que ela fique desprotegida e se desidrate.

Segundo o dermatologista Dr. Alexandre Y. Okubo (CRM 90.743), é fundamental manter em dia a hidratação da pele, pois peles secas, além das questões estéticas, podem ter a função de proteção comprometida.

Ele também lembra que o inverno é a melhor época para fazer tratamentos estéticos na pele, pois a incidência solar é menor. Mas, não é por isso que se deva deixar de lado o uso de protetor solar. O produto deve ser usado o ano todo.

Limpeza de pele

Para manter o viço da pele, independentemente do tipo, ele indica submeter-se à uma limpeza de pele. Assim, as células mortas são removidas, bem como a maquiagem, as secreções sebáceas e as impurezas.

Perling

Se estiver com manchas na pele, Alexandre recomenda a realização de peelings, pois ajudam no clareamento da pele. A ação dos peeelings se dá na aplicação de algum tipo de ácido (retinóico, salicílico, ATA, mandélico, salicílico) para provocar a descamação da pele. Os tratamentos podem ser classificados em superficiais, médios e profundos, de acordo com a profundidade que o ácido atinge a pele.“Os médios e profundos são realizados com mais frequência no inverno, pelo tempo de recuperação mais demorado". O ideal é evitar a exposição solar duas semanas antes e duas após a realização do procedimento.

- Os peelings superficiais são realizados semanalmente. Para ver um resultado efetivo, é interessante fazer de três a cinco sessões.

- Peelings médios pedem de uma a duas sessões com um mês de intervalo.

- Já para os profundos, apenas uma sessão anual é suficiente.



Luz Intensa Pulsada
 
O tratamento é feito por um aparelho que emite luz em vários comprimentos de ondas, que serão filtrados para um determinado objetivo. A Luz Intensa Pulsada é indicada para o clareamento de manchas, vasinhos (telangiectasias), melhora na textura da pele, correção de rugas finas e reduz a flacidez cutânea, pois estimula a produção e remodelação de colágeno.

O ideal, após realizar o procedimento, é evitar exposição solar duas semanas antes e duas depois da aplicação. O tratamento é feito de quatro a seis sessões mensais. "É um processo praticamente indolor e o paciente pode retornar às suas atividades logo após a sessão", conta Alexandre.

Laser de CO2
 
É indicado para reduzir as rugas da face, especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs e da testa. Diminui também a flacidez das pálpebras e do contorno facial, manchas faciais e cicatrizes, em especial provenientes de acne.

O Laser de CO2 é um aparelho que emite um laser de grande afinidade com a água. ele promove a destruição do tecido atingindo a camada mais profunda da derme.

Recomenda-se evitar a exposição solar duas semanas antes e duas após a realização do procedimento. “O tratamento pode ser mensal, e, dependendo da necessidade, apenas uma sessão basta.”, explica o dermatologista.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário