sábado, 7 de julho de 2012

Ausência de filtro solar no inverno prejudica saúde da pele

Mesmo no inverno, a ação dos raios UVA pode provocar a formação de manchas e pintas na pele, além de acelerar o envelhecimento
Foto: Shutterstock

Muita gente não sabe, mas o protetor solar é um importante aliado da pele, não só em tempos ensolarados, mas também durante as baixas temperaturas do inverno. Isso porque, mesmo nos dias frios, apesar da pouca incidência dos raios UVB - causadores de câncer e queimadura -, os nocivos raios UVA ultrapassam a barreira das nuvens e penetram normalmente na pele, podendo deixar marcas permanentes na cútis.

“O filtro solar deveria ser visto como um medicamento de uso diário porque o raio ultravioleta incide na Terra durante o ano todo. Por isso, até mesmo em baixíssimas temperaturas e em lugares onde costuma cair neve durante o inverno, sofremos os efeitos dessa radiação", explica Vanessa Penteado, dermatologista da Clínica Pantheon, de São Paulo. 

A formação de manchas, pintas e até mesmo marcas de expressão derivadas do fotoenvelhecimento são algumas consequências da exposição aos raios UVA. “Quando a radiação atinge a pele sem proteção solar, ela fica áspera, com aspecto envelhecido, além de acelerar o aparecimento de rugas finas e da flacidez”, alerta.
 
Filtro solar todo dia
 
Para garantir proteção à pele durante o inverno, especialistas indicam protetor solar com FPS 30. “Morenas podem usar fatores mais leves, se respeitarem o número de aplicações. No entanto, as mais clarinhas, devem optar por produtos com fator de proteção maior, entre FPS 50 e FPS 60”, diz a médica. Em ambos os casos, o protetor deve ser passado de duas a três vezes ao dia, principalmente de manhã e depois do almoço, já que, mesmo no inverno, entre 10h e 15h, a intensidade dos raios ultravioleta é maior. 
 
Hidratação também
 
Como os dias mais frios são propícios para o ressecamento da pele devido à baixa umidade relativa do ar, a atenção também deve ser dobrada em relação à hidratação. Já existem hidratantes faciais com fator de proteção solar, além de antioxidantes que combatem os radicas livres. Mas é preciso atenção: para garantir a hidratação e a proteção da cútis, o ideal é optar por produtos diferentes, usados separadamente.

“Cosméticos que prometem proteger a pele dos raios ultravioleta e também hidratá-la não conseguem desempenhar 100% as duas funções. Por isso, a dica é passar filtro solar logo pela manhã, e a loção hidratante durante a noite”, aconselha Carla Bortoloto, dermatologista e especialista em medicina estética do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP).

por  Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário