segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Extrato glicólico de kiwi protege a pele dos radicais livres

Rico em vitaminas A e C, lipídeos e sais minerais, extrato glicólico de kiwi nutre profundamente a pele seca e combate os radicais livres
Foto: Shutterstock

Rico em vitaminas A e C, lipídeos e sais minerais (cálcio, fosfato, magnésio, potássio, sódio e enxofre), o extrato glicólico de kiwi tem tudo para cair nas graças do público feminino. Isso porque, com propriedades hidratantes, a substância - derivada da fruta originária da China - é capaz de nutrir profundamente a pele seca e ainda protegê-la da ação negativa dos radicais livres.

Obtido por meio da maceração de matérias-primas naturais, como frutas, ervas ou folhas, dissolvidas em solventes hidro-glicólicos (propilenoglicol e glicerina), o composto oferece diversos benefícios graças à ação de nutrientes superpoderosos que combatem o envelhecimento cutâneo e deixam a pele mais iluminada ao induzir a renovação celular e a nutrição das camadas superficiais da derme.

“O extrato glicólico de kiwi também conta com os lipídeos, compostos oleosos que, ao serem aplicados sobre a cútis, formam uma camada, hidratando e protegendo a superfície cutânea de fatores ambientais prejudiciais, como a poluição e os raios ultravioleta”, explica Vivian Amaral, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Onde encontrar?

 
Apesar de ainda pouco conhecido do grande público, o extrato glicólico de kiwi já é bastante utilizado pela indústria de cosméticos na fabricação de cremes, loções, sabonetes, xampus e condicionadores para o tratamento da pele e também dos cabelos. Em geral, o composto feito à base da fruta cítrica está presente em cremes, géis e loções anti-idade, por meio de pequenas concentrações que variam entre 1 e 7 %. Já em xampus e condicionadores, o nível da substância não passa de 4%. “Na pele, ela deve ser aplicada diariamente, com a cútis limpa e hidratada, duas vezes ao dia”, informa Vivian.

No Brasil, uma marca que aposta na novidade derivada do kiwi e oferece cosméticos com esse tipo de ativo é a Peel Line. A empresa conta com o produto Creme Tônus Peel com Colágeno e Kiwi que tonifica, nutre e rejuvenesce a pele.  O produto, feito à base de óleos essenciais de semente de uva e cavalinha, colágeno marinho, Ginkgo-Biloba e ureia, custa, em média, R$ 33,90.

Resultados e contraindicações

 
Os inúmeros benefícios provocados pelos produtos feitos à base do extrato da fruta e pelo próprio kiwi em si podem ser percebidos depois de duas semanas de uso. Geralmente, os cosméticos feitos com o composto são facilmente encontrados no mercado e não apresentam restrições. No entanto, em alguns casos, o contato direto da substância com a pele pode desencadear dermatite em pessoas sensíveis aos componentes do produto.

“Se o paciente sentir irritações que durem por mais de dez minutos na região que recebeu o cosmético, ele deve ser suspenso imediatamente. Por isso, o ideal é que cada paciente faça uma consulta prévia ao dermatologista para garantir a eficácia do produto e evitar qualquer tipo de alergia”, ressalta Patrícia Rittes, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.

por Agência Hélice com Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário