Com ambientes personalizados que remetem ao
universo infantil, salões de beleza destinados a este público alcançam
uma clientela cada vez mais precoce. Bebês, crianças e até adolescentes
são recebidos em espaços lúdicos e exclusivos. Porém, para investir
neste novo negócio, são necessários alguns cuidados. Rui Mendes, diretor
de Negócios e Beleza, alerta: “É preciso cautela para abrir um
empreendimento desses. Os produtos, os profissionais e até mesmo a
gestão devem ser condizentes com as necessidades do público-alvo”.
A começar pela comunicação visual. Salas coloridas e temáticas são formas de atrair a atenção das crianças e fazer elas se sentirem à vontade. Criar personagens foi a alternativa adotada pelo GlitzMania, de São Paulo. O salão foi ambientado para que parecesse com o camarim de uma banda de rock, e os pequenos são convidados a cuidar dos personagens fictícios enquanto recebem os procedimentos.
Investindo em decoração
Encontrar os móveis adequados para montar um
espaço para o público infantil pode ser um problema. Não existem muitas
empresas especializadas neste nicho, e uma das alternativas é adquirir
móveis para adultos e fazer algumas adaptações, como assento ergonômico.
Acessórios lúdicos para completar o ambiente também são boas saídas. A
Belliz, por exemplo, tem capas com desenhos de princesa e super-heróis, e
a Haisan comercializa poltronas, espelhos e pufs com temas infantis.
Educando os clientes
É importante também orientar os pais sobre a
importância de não demorar em retornar ao salão. A criança pode se
assustar na primeira vez, mas intervalos menores farão ela se acostumar
com o corte de cabelo. “Geralmente, depois da terceira ou quarta vez, os
pequenos se adaptam e esse momento passa a ser divertido”, aconselha
Christiane Moreira, proprietária do salão Cuts & Fun.
por Daniela Cunha e Carolina Bossoni (Viva Beleza)
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