terça-feira, 31 de julho de 2012

Cremes depilatórios são práticos mas exigem cuidados básicos para não irritar a pele

Praticidade dos cremes depilatórios tem um porém: eles não removem a raiz dos pelos que crescem mais rápido que os retirados com cera

A promessa é tentadora: basta espalhar um creme sobre a pele, esperar uns minutos e retira-lo. Junto com o produto, os pelos das pernas, braços, axilas, virilha e até do rosto vão embora. “Os cremes depilatórios funcionam porque são fabricados à base de substâncias químicas que literalmente dissolvem a haste do pelo, quebrando as ligações químicas que mantêm a sua integridade”, explica Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Segundo o médico, eles não eliminam o mal pela raiz, portanto os fios aparecerão mais rápido do que quando são removidos com cera.

Tão prático e rápido quanto a boa e velha lâmina, o creme oferece a vantagem da hidratação. “A pele fica menos áspera do que quando é raspada”, diz Jardis. Porém, dependendo da sua sensibilidade aos componentes químicos da fórmula, podem surgir irritações. “Procure marcas conhecidas e siga à risca as indicações do fabricante. Faça o teste do produto em uma pequena área do antebraço para saber se você é alérgica”, aconselha Silvia de Mello, dermatologista da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Assim como acontece quando você usa a lâmina, em poucos dias os pelos aparecem novamente, porém com um toque mais suave, porque, como foram dissolvidos e não cortados pela metade, não “espetam” ao primeiro sinal de crescimento.

Saiba usar

O creme depilatório deve ser aplicado na pele sem nenhum machucado ou lesão e o tempo de ação precisa ser respeitado. “O principal efeito colateral do cosmético, a dermatite de contato irritativa (que causa ardor e vermelhidão), geralmente ocorre quando se ultrapassa o tempo de contato do creme com a pele”, avisa Jardis. Nunca aplique o depilatório em outra região que não a especificada pelo fabricante e fique longe de mucosas. Passados os minutos indicados na embalagem, lave muito bem o local com água e sabão para que não fique nenhum resíduo do produto. Também é importante evitar exposição solar e o uso de outros cosméticos com substâncias químicas (ácidos, por exemplo) por 24 horas. “Se não houver reações desagradáveis após o uso, a periodicidade de aplicação é relacionada à velocidade de crescimento do pelo. O tempo mínimo recomendado de intervalo entre as aplicações é de 72 horas para respeitar a integridade da pele e preservar os níveis de hidratação natural da derme”, explica Jardis.

Avisos importantes

“Procure cremes que contenham algum ingrediente calmante na fórmula, como  Aloe Vera”, ressalta Silvia. Se mesmo tomando todas as precauções você perceber alguma reação alérgica, lave bem o local com água corrente e procure um dermatologista. “A área mais crítica é o buço, porque é muito sensível e exposta ao sol”, alerta Jardis. Após a depilação com creme no rosto, não deixe de aplicar o protetor solar. “E se os pelos do buço aumentam progressivamente, associado ao surgimento de fios na área da mandíbula e do queixo, procure um médico pois pode ser sinal de algum distúrbio hormonal”, acrescenta o dermatologista.

por Olivia Silveira do UOL, em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

Tônicos faciais são parte importante do cuidado diário com a pele; saiba como usá-los

                                                                                      Thinkstock                                                                       Tônicos normalizam o pH da pele, deixando-a pronta para receber os benefícios da hidratação

Se você pula a segunda etapa do combo de beleza diário “limpeza + tonificação + hidratação” está na hora de mudar de atitude. “Tônicos faciais ajudam a normalizar o pH da pele alterado por sabonetes e outros limpadores, deixando a tez pronta para receber a hidratação”, resume a dermatologista Luciana Lourenço, de São Paulo.

Hoje, há um bônus na função do tônico, afinal a maioria dos produtos conta com propriedades que podem contribuir na penetração dos ativos dos cremes usados depois deles ou que auxiliam no controle da oleosidade, por exemplo. “De quebra, a tonificação remove as impurezas que o sabonete não conseguiu alcançar e, em alguns casos, dão uma mão para a hidratação e estimulam a produção de fibras que dão sustentação à pele”, acrescenta Cristiano Tárzia Kakihara, dermatologista de São Paulo.

Bula

Use o produto de manhã e à noite, logo após a higienização do rosto. “Embeba um disco de algodão com quantidade suficiente”, alerta Cristiano. Ao invés de  esfregar, aplique delicadamente o líquido do nariz em direção às extremidades da face, evitando o contato com os olhos.

Para escolher o tônico adequado, leve em consideração o seu tipo de pele. Existe um específico para as normais, mistas, oleosas e secas, cada um com ativos que respeitam as características de cada uma e propiciam melhora global do aspecto da cútis. “Quem está com a pele sensível – que geralmente se irrita, resseca ou fica avermelhada por motivos sutis, como mudança de clima – pode pedir ajuda para o dermatologista na hora da escolha, afinal os tônicos para essa condição costumam ser desenvolvidos com componentes para peles normais, com uma acentuação dos princípios ativos com ação anti-inflamatória”, avisa Cristiano. Nesse caso, os dermocosméticos (vendidos apenas em farmácias) ou manipulados podem ser uma boa solução.

Na lista de ingredientes dos bons tônicos, você pode procurar ácidos salicílico e glicólico e enxofre, se a sua pele for oleosa. Para peles normais, o ácido hialurônico e extratos de chá verde, camomila e calêndula são recomendados. Para as peles secas, aposte nos tônicos com agentes calmantes, Aloe Vera e livres de álcool. As fórmulas para peles mistas trazem um mix desses ingredientes.

“No mais, geralmente recomendamos que o tônico seja da mesma linha que o limpador, pois muitas vezes o sabonete precisa que o tônico finalize seu trabalho com a correção do pH. Assim, produtos de marca igual conseguem resultados complementares”, sugere Luciana. Mas esta não é uma regra.

Tônico x Adstringente


Adstringentes são tônicos que contêm substâncias específicas para o tratamento da pele oleosa, como o ácido salicílico citado anteriormente, embora muitos não façam distinção da nomenclatura. “O adstringente controla a oleosidade e não pode ser usado por quem tem pele seca”, adverte Luciana. Lembre-se que mesmo quem tem pele oleosa, precisa de hidratação, pois excesso de sebo não significa quantidade suficiente de água. Então, complemente a limpeza e a tonificação (mesmo que ela seja feita com adstringente) com um hidratante para o seu tipo de pele. De manhã, o filtro solar é indispensável.

por Cáren Nakashima do UOL, em São Paulo (www.mulher.uol.com.br)

Musas das Olimpíadas de Londres revelam segredos de beleza

Com o início dos Jogos Olímpicos de Londres, além da disputa pela medalha de ouro, atletas como Maria Sharapova, Jaqueline Carvalho e Yelena Isinbayeva também estão na briga pelo título de musa da competição
Foto: Divulgação
 
A abertura dos Jogos Olímpicos de Londres marca não só o início da competição por medalhas, mas, também, a disputa pelo título de mais bela dos continentes. Atletas já chamam a atenção dos torcedores que estão em Londres e também daqueles que as acompanham pela televisão ou pela internet. Para ficarem belas, as estrelas do atletismo, tênis, ciclismo, vôlei e futebol não abrem mão da vaidade e adotam cuidados estéticos aliados com a carreira.

Veja, a seguir, os principais segredos de beleza dessas esportistas que, além da medalha de ouro, também estão na briga pelo topo do ranking de musas olímpicas.
 
Jaqueline Carvalho
 
Considerada uma das musas brasileiras nos Jogos Olímpicos, a atleta do vôlei de 28 anos faz as próprias unhas e não abre mão da máscara de cílios e do batom antes das partidas. Aliada à rotina pesada de exercícios, Jaque também segue uma dieta para manter o corpão (a jogadora tem 71 kg e 1,86 metro de altura), mas não deixa de adoçar o café com açúcar, tomar refrigerante e até mesmo devorar batatinhas fritas quando está com vontade.
 
Yelena Isinbayeva
 
Aos 29 anos de idade, a atleta russa do salto com vara garante a beleza de seus braços, tronco e pernas que se desenvolvem proporcionalmente graças ao esporte. Além disso, Isinbayeva capricha na limpeza de pele e não abre mão de uma boa maquiagem durante as competições.  
 
Maurren Maggi
 
Vaidosa, Maurren não descuida da aparência. A atleta de 36 anos, que está na busca pelo segundo ouro olímpico de salto à distância, não deixa de passar rímel e gloss - itens indispensáveis mesmo durante as competições - e vem se rendendo a mais um artigo de beleza: o delineador. Desde que se tornou mãe (há sete anos), ela admite que passou a se cuidar mais. Por isso, não dispensa cremes para o corpo, mantém as unhas das mãos sempre em dia e procura fazer hidratação nos cabelos.
 
Hope Solo
 
Aos 31 anos, a atleta que já fez um ensaio nu para a revista Espn Body,  é vaidosa, mas sem exageros. Com 1,75m de altura, a goleira do time de futebol feminino dos Estados Unidos não deixa de passar maquiagem quando sai de casa e mantém as belas curvas com treinamentos puxados da seleção e uma alimentação balanceada.  
 
Paula Pequeno
 
A ponteira da seleção brasileira feminina de vôlei Paula Pequeno nunca escondeu a vaidade e até já assumiu ser meio “perua”. A atleta, que dos quatro aos 13 anos foi modelo, é fã de cremes hidratantes e maquiagem. Além disso, procura manter as unhas sempre bem feitas e ter pelo menos quatro refeições equilibradas e saudáveis ao dia.
 
Maria Sharapova
 
Com 1,88m e 59 kg, a tenista russa Maria Sharapova alia beleza, charme e também muito talento nas quadras. Considerada uma das 50 mulheres mais lindas pela revista People em 2005, a jogadora é fã de massagens corporais, e também gosta de frequentar salões de beleza para manter as unhas sempre bem feitas. Uma curiosidade: a loira passou a usar peças da famosa joalheria Tiffany&Co para disputar suas partidas nos torneios internacionais.
 
Francesca Piccinini
 
Aos 33 anos, a jogadora está em ótima forma física e pronta para ajudar a seleção de vôlei da Itália nos Jogos Olímpicos de Londres. Sua beleza lhe rendeu convite para estampar a capa da Playboy  italiana e também um calendário especial da revista Men’s Health. Para ficar com tudo em cima, a esportista, que confessa ser bastante vaidosa, pega pesado nos treinos e exercícios de musculação, além de manter uma alimentação balanceada. 
 
Victoria Pendleton
 
Musa do ciclismo britânico, Victoria tem 1,65m de altura e 62 quilos. Para manter a beleza em dia, costuma fazer a sobrancelha e alisar o cabelo enquanto espera para competir. O corpo com poucos músculos é resultado do treinamento da atleta para não perder aerodinâmica nas competições.
 
Leryn Franco
 
Aos 30 anos, a atleta paraguaia do lançamento de dardos se preocupa com a conservação do visual. Vaidosa, procura competir com a melhor imagem possível. Por isso, faz as unhas das mãos, não deixa de usar maquiagem e hidrata os cabelos para manter a feminilidade.
 
Maurine
 
A lateral da seleção brasileira de futebol feminino tem se revelado a mais preocupada com a beleza dentro do grupo. Para Maurine, não faltam tratamentos para o cabelo e pele. Ela gosta fazer escova e passar chapinha nas madeixas. Além disso, passa hidratante no corpo e adora se maquiar.
 
Ana Ivanovic
 
A jovem tenista sérvia de 23 anos já foi até capa em ensaio sensual da Sports Illustrated. Com 1,85 de altura e 69 kg, ela coleciona ensaios fotográficos por conta de sua beleza. A bela, que já afirmou não ser vaidosa, garante que passa o dia todo com suas roupas de tênis e que geralmente mantém o cabelo preso. Apesar disso, diz que gosta de usar roupas bonitas na quadra para se sentir mais confiante.
 
Federica Pellegrini
 
A nadadora Federica Pellegrini já estampou diversas revistas masculinas e editoriais de moda, entre eles, a capa da edição italiana da Vanity Fair. Não fosse só isso, a bela já declarou querer ser manequim quando deixar de nadar, adorar roupas bonitas e sensuais e que é completamente louca por sapatos. 
 
Serena Williams
 
Sucesso nas quadras, a tenista encanta não só por seu talento como pela beleza. Com estilo sexy e extravagante, a atleta se diz fã de moda, além de muito vaidosa. Por isso, abusa de roupas justas e decotes em aparições públicas, como no red carpet. Louca por manicure, ela confessa que não vive sem fazer as unhas e possui até uma linha própria de esmaltes.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Máscara de melancia hidrata e protege dos radicais livres

Foto: Shutterstock
Se você adora melancia, por ser uma fruta leve, rica em água que ajuda a desintoxicar o organismo, vai gostar de saber que, quando usada como máscara facial, ela também faz muito bem à pele. Rica em vitamina A e licopeno, a fruta tem poder hidratante e protetor da pele. Por possuir betacaroteno, antioxidante que inibe radicais livres, a máscara de melancia também previne os efeitos do tempo e ainda auxilia no bronzeamento da pele.

Outra boa notícia é que quando transformado em vitamina A em nosso organismo, o betacaroteno da melancia estimula a produção de melanina, pigmento que protege a pele dos raios ultravioletas. E não é só isso. “O licopeno da melancia, assim como de outras frutas vermelhas, repõe células perdidas, por isso atua contra os efeitos da idade”, diz Valcinir Bedin, médico dermatologista, diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE) e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

Lúcia Reiko Konishi Takatsu, nutricionista, esteticista e proprietária da clínica Magic Tan, de São Paulo, defende o potencial de hidratação da receita mesmo em forma de suco. “A máscara facial de melancia pode ser feita até em forma de suco e aplicada sobre a pele que irá garantir uma cútis macia e aveludada”, diz a esteticista.

Contudo, o potencial da máscara facial é reforçado, se misturada à cenoura - também rica em betacaroteno e ao mel - fonte de potássio, essencial para qualquer receita caseira, porque deixa a pele hidratada. “O mel tem a função antibiótica e hidratante, pois o própolis atua como bactericida e tem poder higroscópico que  segura água na pele”, acrescenta o dermatologista.

Confira a seguir uma receita caseira de máscara facial que usa melancia, cenoura e o mel para hidratar e proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, do tempo e dos radicais livres.

Máscara hidratante de cenoura e melancia
 
Ingredientes
 
1 cenoura média
 
1 pedaço pequeno de melancia
 
1 colher (de sopa) de mel
 
Modo de preparo e aplicação
 
Rale bem a cenoura em ralo fino e reserve. Retire as sementes da melancia. Amasse a polpa e reserve. Misture o mel com a cenoura ralada e com a polpa amassada da melancia. Aplique a máscara sobre rosto limpo de maneira uniforme até formar uma camada grossa sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e lave com água fria a seguir. O procedimento pode ser repetido a cada 15 dias.

Vale lembrar que a melancia quando consumida in natura ainda tem efeito diurético por conter muita água, além de cálcio, fósforo e ferro, minerais essenciais para o organismo. A fruta também é rica em vitaminas B e C. Por fim, seu consumo regular também pode combater problemas cardiovasculares.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Aprenda cinco passos fáceis para ter pés perfeitos

Use um óleo para pés porque ele vai penetrar mais profundamente na pele sem deixar o acabamento pegajoso de um creme de leite
Foto: Getty Images
 
Embora existam alguns tratamentos que você prefere deixar para os profissionais, como depilação com cera, uma boa pedicure feita em casa pode durar até três semanas, se feita direito. "Passar 30 minutos em um bom 'faça você mesmo' é um dos tratamentos de beleza mais transformadores que você pode fazer", disse a especialista em saúde do pé, Margaret Dabbs, ao Daily Mail. “Além de deixar seus pés bonitos, uma boa pedicure pode ser até mesmo um impulsionador de confiança", acrescentou.
 
Lixe as unhas
 
Invista em uma lixa de unha boa. "Lixas podem rasgar e dividir suas unhas, resultando em uma aparência desigual", disse Dabbs. Outra dica é nunca lixá-las na forma redonda. "Unha reta é a opção mais saudável para que elas possam crescer", acrescentou. Agora, se você sofre de joanetes, como Victoria Beckham, tente um truque: "deixe sutilmente a unha dedão do pé em uma linha diagonal. Isso dá a ilusão de que o dedo está reto.”
 
Dê brilho
 
Use um disco de couro para polir as unhas. "Unhas polidas se livram da descoloração", disse Dabbs. Para ela, o processo deve ser como os dos sapatos, lustrando as unhas até que elas estejam brilhando. "Eu sempre carrego uma lixa de polir em minha bolsa para aquelas ocasiões que eu não tenho tempo para passar uma base e esperá-las secar", acrescentou.
 
Não lixe os pés
 
"O maior erro cometido enquanto alguém faz as unhas em casa é tirar a pele dura enquanto os pés estão na água", disse. "Quando os pés estiverem molhados, é mais difícil ver quais áreas precisam realmente ser limpas. Isso pode ser doloroso e levar até à infecção", disse. Deixe essa parte para os profissionais.
 
Esfolie 
 
Depois que as unhas e a pele foram cuidadas, mergulhe os pés na água morna para esfoliar a pele morta. "Quando você não tem um produto esfoliante em mãos, misture água com um punhado de sal grosso e faça massagem com os pés úmidos", explicou. "Isso os deixa mais bonitos e a pele fica mais brilhante.”
 
Hidrate
 
Use um óleo para pés porque ele vai penetrar mais profundamente na pele sem deixar o acabamento pegajoso de um creme de leite. "Eles têm propriedades hidratantes e anti-inflamatórias”, explicou. Passe o hidratante antes de dormir.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

domingo, 29 de julho de 2012

Atrasada? Veja dicas para ficar linda em poucos minutos

Foto: Getty Images
 
É quase como um pesadelo - o alarme toca e você começa a apertar, incessantemente, o botão "soneca". Então você finalmente se atrasa, e a situação fica ainda mais feia quando você pensa que tem que aplicar máscara no cabelo, passar rímel e seguir uma vasta rotina de beleza que não cabe nos minutos que ainda restam. Para facilitar este momento, o site Bella Sugar organizou algumas dicas que podem ajudar você neste sentido. Confira.
 
Se você tem 15 minutos
 
Bata o cabelo com uma boa dose de shampoo seco para reativar sua raíz, e então use um baby liss para dar vida aos fios. Use um blush em creme na maçãs do rosto, e aplique também um pouco nos lábios para trazer cor. Passe duas camadas de rímel e pronto: você já pode partir.
 
Se você tem 10 minutos
 
Divida o cabelo em duas tranças e envolva-as ao redor da cabeça. Elas vão ajudar a esconder a oleosidade dos fios. Em seguida, aplique um lápis branco na parte inferior do olho, pois este truque deixará os olhos mais abertos. Finalize a make com uma linha fina de lápis marrom ou preto nas pálpebras e com algumas camadas de máscara nos cílios.
 
Se você tem apenas 5 minutos ou menos
 
Use uma pomada para modelar os fios e faça um rabo de cavalo. Uma boa dica para deixar o visual mais chique é usar uma mecha de cabelo para cobrir o elástico. Aplique o rímel, que fará com que seus olhos.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

Sem olheiras e inchaço: veja 4 dicas para acordar mais bonita

Água fria, máscaras faciais e travesseiros podem diminuir o inchaço
Foto: Getty Images
 
Se você costuma acordar com o rosto inchado, olhos lacrimejando e olheiras, talvez seja hora de mudar os hábitos e aprender alguns truques para começar o dia mais bonita. Por isso, o site Bella Sugar listou quatro dicas da esteticista Lic Contreras. Confira a seguir e acabe com o medo de encarar o espelho pela manhã.
 
De olho na cama: sim, almofadas e travesseiros podem influenciar na beleza. Isso porque alguns tipo de travesseiros, como o de pluma de ganso ou espuma, podem dar alergia e fazer com que você acorde com olhos e rosto inchado pela manhã. Faça um teste e veja se o problema diminui sem eles.
 
Não lave o rosto no chuveiro: parece estranho, mas lavar o rosto na pia, com água fria, pode diminuir o inchaço e as ondulações da pele, de acordo com Liv.
 
Máscaras faciais: máscaras para o rosto e olhos são ótimas maneiras de deixar a pele mais lisinha, proporcionar sensação de alívio e ainda diminuir o inchaço.
 
Frutas no rosto: as frutas são poderosas para resolver o problema. De acordo com a esteticista, cortar um pedaço de fruta lisa e colocar nos olhos revigora o tecido da pele e também diminui o inchaço.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Veja 10 mitos sobre a saúde e os cuidados com a pele

Foto: Getty Images

Cuidar da beleza é algo inerente às mulheres que, muitas vezes, acabam fazendo loucuras em nome dos cuidados com a pele. Mas é importante saber diferenciar o que é ficção e realidade na hora de apostar em produtos milagrosos. Para dar uma mãozinha neste sentido, o site The Fashion Spot desvendou 10 mitos de beleza. Confira.
 
1. Removedores de cravos funcionam
 
Falso. Na verdade, a única forma de acabar com os cravos é manualmente. Aqueles pontinhos pretos que ficam em cima do nariz nada mais são do que sujeira.
 
2. Cremes para celulite funcionam
 
Falso. Infelizmente, não importa qual creme ou gel recomendarem para você: não existe um milagre em uma garrafinha que possa combater a celulite. Alguns produtos podem suavizar o aspecto, mas nenhum acaba com os furinhos permanentemente.  
 
3. Você só precisa de protetor solar quando está sol
 
Falso. Os raios UVA (que causam as rugas) são igualmente fortes durante o ano inteiro, ao contrário dos UVB (que causam as queimaduras de sol e passam através da janela). Você pode não ver os prejuízos agora, mas as manchas da idade, rugas e casos piores, como o câncer de pele, começam a aparecer conforme a idade chega.
 
4. Séruns são um desperdício de tempo e dinheiro
 
Falso. Muitas mulheres não aplicam o sérum sob o seu creme de tratamento, mas este tipo de produto não só ajuda a pele se tornar mais permeável como tem uma alta concentração de ingredientes ativos.
 
5. Loções tônicas são um desperdício de tempo e dinheiro
 
Falso. Uma rotina de cuidados com a pele deveria, incialmente, começar com uma loção tônica. Se você achar que este produto irrita a sua pele, provavelmente é porque contém álcool, sendo assim, opte por um produto sem a substância. Invista nesta prática especialmente nos dias frios, quando o ideal é manter a pele hidratada.
 
6. Você pode usar os mesmos produtos para a pele o ano todo
 
Falso. A pele reage com o tempo, então, atua de formas diferentes do verão até o inverno. Isso significa que os produtos que você usa devem ser ajustados a esta necessidade. Por exemplo, a pele tende a produzir menos óleo durante os dias mais frios, por isso, escolha hidratantes e produtos para o cabelo para pele e cabelo secos.
 
7. Alimentos gordurosos e chocolate causam espinhas
 
Falso. Se a gordura do seu hambúrguer ou fritas fosse espalhada pela sua pele enquanto você come, talvez isso pudesse acontecer. Mas não existem evidências que comprovem que apenas comer este tipo de alimento possa ser um ato desencadeador de espinhas.
 
8. Peles oleosas não precisam de hidratação
 
Falso. A hidratação é um componente fundamental para a saúde das células da pele. Quando for tratar a pele oleosa, especialmente no verão, prefira os produtos menos gordurosos, à base de água e livres de óleo.
 
9. Cruzar as pernas causa varizes e vazinhos
 
Existe uma crendice muito comum de que cruzar as pernas pode aumentar as chances de desenvolvimento de varizes e vazinhos, mas essa teoria nunca foi provada. Os principais culpados, nestes casos, são histórico familiar, gravidez e idade. Alguns estudos, no entanto, mostram que usar meias de compressão podem ajudar na prevenção, em um grau pequeno, desde que façam uma pequena pressão ao redor da perna, diminuindo o volume das veias.
 
10. Cremes mais espessos são mais efetivos
 
Falso. “Mais” não significa “melhor” em termos de pele, pois ela não consegue absorver muito, ainda mais quando se fala de cremes muito pesados. Neste caso, eles demorarão muito tempo para serem absorvidos e, como resultado, o produto ficará pesando sobre a superfície.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

domingo, 15 de julho de 2012

Medidas ambientais melhoram a competitividade de pequenas empresas


Experiências de empreendedores com políticas ambientais mostram que pequenas empresas podem ser sustentáveis e competitivas ao mesmo tempo 

Fabiana Gondim não estava preocupada com o meio ambiente quando abriu seu salão de beleza em Natal (RN). A sua maior preocupação era se manter competitiva. Ela precisava reduzir custos, mas não queria recorrer a produtos de segunda linha nem piorar o atendimento aos clientes. A solução foi buscar uma forma um pouco mais racional de usar os produtos no salão. "O que mais incomodava era o controle dos produtos. As aplicações eram sempre feitas no olhômetro, uma estimativa, mas ninguém sabia dizer qual era a quantidade necessária." Fabiana desenvolveu uma técnica inovadora, batizada de HairSize. 

Com ferramentas simples, como réguas e balanças, ela calcula o volume do fio de cabelo e consegue saber a quantia exata de tinturas e produtos para cada cliente. E após aplicar esse método, conseguiu economizar em até 60% os gastos com consumo de produtos. Mas a grande surpresa estava do lado de fora do salão. Fabiana percebeu que não estava mais gerando a mesma quantidade de lixo. O salão reduziu em 70% o descarte de compostos químicos usados na coloração de cabelo, 53% de amônia, um subproduto do xampu, e em 27% no consumo de água.

A experiência bem-sucedida do HairSize mostra o que muitas outras pequenas empresas estão percebendo: a adoção de práticas sustentáveis ajuda não só o meio ambiente, mas é uma forma de melhorar a competitividade da empresa e reduzir custos. "Estudos mostram que pequenas empresas conseguem melhorar financeiramente ao adotar práticas sustentáveis. O empreendedor reduz o desperdício, diminui resíduos, consome de forma mais eficiente e atinge consumidores com consciência ambiental", diz Enio Pinto, gerente de inovação e tecnologia do Sebrae.

Enio coordenou uma sondagem em que foram entrevistados quase 4 mil pequenos empreendedores. A pesquisa "O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade" mostra que a maioria dos pequenos empreendedores está ciente dos problemas ambientais - só 2% dos entrevistados disseram não conhecer nada sobre meio ambiente, e 75,2% dos entrevistados disseram que as questões ambientais são muito importantes para as pequenas empresas.

A pesquisa diz que o pequeno empreendedor está mais consciente. O problema está na hora de aplicar esse conhecimento no dia a dia da empresa. Os números mostram que muitos empreendedores não sabem o que fazer na área ambiental e não pensam nessas questões como estratégia de mercado. Para mais da metade dos entrevistados, a sustentabilidade não é considerada como uma oportunidade de negócios - em outras palavras, esses empresários temem que adotar práticas ambientais possa encarecer seus produtos e resultar em perda de competitividade.

Anderson Faheina, diretor da Cachaçaria Extrema (Foto: Moraes Neto/Divulgação)
Para Enio Pinto, as pequenas empresas devem adotar políticas ambientais exatamente porque elas são uma oportunidade para melhorar o desempenho e a lucratividade da empresa. Um dos exemplos é a Cachaçaria Extrema, uma propriedade de 150 hectares no interior do Rio Grande do Norte que produz cachaça artesanal. A cachaçaria começou em 2004, e desde então já colocou em prática 12 ações sociais e ambientais. Segundo Anderson Faheina, diretor da Extrema, as políticas ambientais expandiram o acesso da cachaçaria ao mercado, atendendo a um público consumidor que hoje está optando por produtos que não causem dano ao meio ambiente. "As ações ajudam a diferenciar a minha marca. O público passa a ver a empresa como mais amigável. Os clientes visitam a produção e conhecem o nosso trabalho", diz. 

O trabalho da Extrema exemplifica a tese de que políticas ambientais melhoram o desempenho da empresa. Em um dos projetos, a Extrema investiu na construção de saneamento básico para a propriedade, e estendeu o saneamento e tratamento de esgoto às casas do entorno. A ação melhora o meio ambiente, a comunidade local, e ainda mostrou retorno econômico para a empresa. Isso porque o esgoto deixa de poluir água e solo utilizados na produção, e o tratamento ainda gera resíduos que podem ser usados como adubo. "Não são gastos ou custos com meio ambiente. São investimentos, que geram retorno direto para a empresa, e ainda causam um impacto benéfico no ambiente", diz Faheina.

Por enquanto, o impacto positivo das medidas socioambientais no ambiente é pequeno. Diferentemente de uma grande empresa, que pode mobilizar grande parte de recursos financeiros e mão-de-obra para projetos ambientais, as ações das pequenas empresas têm efeito local. Mas o cálculo muda quando se leva em conta o total de pequenas empresas. Há hoje no Brasil cerca de 6 milhões de empresas formais, e cerca de 99,1% são pequenos empreendedores. Se todas as pequenas empresas partirem para a sustentabilidade, o benefício pode ser maior do que o esperado. "Sem a participação da pequena empresa, não há jogo. Mas ela tem que entrar como um todo. É preciso educar, massificar os bons exemplos, dar visibilidade, para que o pequeno empreendedor seja protagonista no debate da sustentabilidade", diz Enio.

Tanto Faheina quanto Fabiana Gondim estão satisfeitos com os resultados dos projetos ambientais em suas empresas, e recomendam que todos os pequenos empreendedores promovam ações ambientais. Mas a grande maioria dos pequenos empreendimentos não tem estratégias de negócios que envolvam as questões sociais e ambientais. A melhor abordagem é que cada empresário atue de acordo com a realidade em que sua empresa está inserida. Ainda assim, algumas medidas simples costumam trazer resultados positivos para a maioria das empresas, como o tripé formado por eficiência energética, reaproveitamento da água e gestão dos resíduos sólidos.

por Bruno Calixto (Revista Época)

Hidrate o rosto no inverno sem deixá-lo oleoso

Para deixar a pele nutrida e livre da oleosidade no inverno, a hidratação deve ser adaptada de acordo com as características de cada cútis
Foto: Shutterstock

Com a chegada da estação mais fria do ano, todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas, pedem reforço na hidratação. Isso porque a queda dos termômetros tende a deixar o rosto mais ressecado e opaco. Porém, para deixar a pele nutrida e livre da oleosidade no inverno, o ritual de hidratação precisa ser feito na medida certa e adaptado de acordo com as características de cada cútis.

 Hidratar sem sofrer com a oleosidade depende, primeiramente, da textura do cosmético. “Quem ainda não sabe seu tipo de pele deve esquecer formulações mais cremosas e dar preferência ao gel, fluidos (líquidos) ou, ainda, aos séruns que possuem menos viscosidade”, explica José Paschoal Rossetti Filho, cosmetólogo e pesquisador do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética.

Em geral, o hidratante facial deve ser usado duas vezes ao dia, na parte da manhã e à noite. No entanto, quem sofre com o excesso de oleosidade deve fazer a hidratação somente uma vez ao dia. Conheça, a seguir, como manter a hidratação de cada tipo de pele no inverno.
 
Pele normal
 
Para evitar a oleosidade, pessoas com pele normal devem investir em hidratantes no formato de loção com base aquosa e também em fórmulas fluidas. O filtro solar deve estar presente nas formulações ou ser usado em associação ao hidratante.
 
Pele mista
 
Como quem tem pele mista costuma apresentar oleosidade na chamada zona T (testa, nariz e queixo), a hidratação deve ser feita com substâncias que não provocam ressecamento e, ao mesmo tempo, evitam agravar a oleosidade. “Os hidratantes devem ser formulados em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição”, recomenda Adriano Almeida, dermatologista e diretor do IDE (Instituto de Dermatologia e Estética).
 
Pele oleosa
 
Muitas pessoas que têm a cútis oleosa acham que não devem hidratá-la para não piorar seu estado e acabam até mesmo lavando a pele várias vezes ao dia para acabar de vez com a oleosidade. Mas é aí que está o perigo, já que as glândulas sebáceas passam a produzir ainda mais óleo para compensar o que foi retirado em excesso. Por isso, vale a pena optar somente pelas versões em gel e em substâncias fluidas.

“Também existem no mercado os produtos matificantes, grandes controladores de oleosidade que tiram o brilho excessivo da pele por meio do silicone existente em sua composição”, recomenda Adriano. Os matificantes, que ainda ajudam na hidratação, podem ser encontrados em filtros solares, sabonetes, cremes e outros cosméticos.
 
Pele seca
 
Quanto mais seca for a pele, mais ingredientes que promovam a sua hidratação devem constar na fórmula do produto. Por isso, a dica é optar pelas versões cremosas que contenham propriedades hidratantes e emolientes.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Fuja dos sete piores erros no cuidado diário da pele

No ritual diário de beleza da pele, sete erros comuns podem colocar tudo a perder
Foto: Shutterstock

Pode parecer bobagem, mas no dia a dia, ações simples como deixar de passar protetor solar ou dormir de maquiagem podem ser perigosas para a saúde da pele, já que, além do envelhecimento precoce, provocam alergias e outros danos mais graves à cútis. Se você é do tipo que dá pouca atenção à rotina de higiene e hidratação diária, fique atenta aos sete erros comuns e descubra os danos que eles podem causar à pele. 
 
Usar produtos incompatíveis com seu tipo de pele
 
Ao desconsiderar as características e diferenças existentes na cútis, muitas mulheres usam produtos inadequados que favorecem o envelhecimento da pele. Além disso, Vanessa Penteado, dermatologista, diretora médica da Clínica Pantheon, de São Paulo, diz que este descuido favorece o surgimento de manchas, o ressecamento da pele, a oleosidade excessiva e a formação de cravos e espinhas.
 
Não usar protetor solar no inverno
 
Ao contrário do que muita gente imagina, o filtro solar não deve ser abandonado no inverno, pois os raios ultravioleta - principais causadores dos cânceres e de queimaduras solares - conseguem ultrapassar a barreira das nuvens mesmo nos dias mais frios e nublados. “A radiação está presente em qualquer estação do ano e pode causar rugas, flacidez e o ressecamento, mesmo em dias cinzentos”, ressalta Vanessa.
 
Dormir sem remover a maquiagem
 
Tirar a maquiagem do rosto costuma ser uma tarefa difícil e, por isso, é considerada chata por muitas mulheres. Por esse motivo, não são poucas que cometem o erro de dormir com make ou removê-la apenas com água e sabão, deixando resíduos, principalmente nos olhos. “Independentemente do cansaço, é importante seguir à risca uma rotina de limpeza e utilizar demaquilante, assim a pele pode respirar evitando o entupimento dos poros, a formação de cravos e até da acne”, explica a dermatologista.
 
Recorrer a produtos da moda
 
Render-se aos constantes lançamentos de cosméticos - nem sempre confiáveis - pode resultar numa grande armadilha para a pele. “Ávidas por novidade, as consumidoras de lançamentos, muitas vezes, não sabem as indicações e tampouco os riscos de determinados produtos. Por isso, têm grandes chances de sofrer consequências como alergias e manchas na pele”, alerta Alexandre Y. Okubo, dermatologista da Clínica Prime Medicina, de São Paulo, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
 
Limpar a pele em excesso
 
Enquanto algumas mulheres deixam a limpeza da pele para depois, outras se esforçam em limpá-la demais, outro erro comum. Usar diariamente sabonetes com alto poder detergente resseca a cútis, deixando-a ainda mais sensível. “Para evitar lesões, o ideal é optar por produtos específicos, menos abrasivos, para a higiene de seu tipo de pele”, indica Alexandre.
 
Deixar de hidratar a pele oleosa
 
A hidratação da pele oleosa é frequentemente deixada de lado por mulheres que têm medo da acne e da formação de cravos, quando na verdade, o ideal é mantê-la hidratada com produtos específicos. “Muita gente não hidrata a cútis porque não sabe que a oleosidade está relacionada à produção de sebo na pele e não à hidratação”, explica Alexandre. Portanto, hidratantes estão liberados, mas use somente os indicados para a pele oleosa.
 
Usar antirrugas para eliminar rugas pré-existentes
 
Com muita frequência, cremes anti-idade são usados para eliminar marcas de expressão. O que muita gente não sabe é que eles apenas ajudam na hidratação da pele. “Apesar das muitas promessas, tais cremes são ótimos para a prevenção, mas depois que as rugas aparecem, eles não dão mais resultados e a solução é recorrer aos tratamentos como peelings ou lasers”, explica Vanessa.

por Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Cera de açúcar com limão é opção para se depilar em casa

Cera caseira de limão e açúcar deixa a pele lisinha e macia com ingredientes encontrados com facilidade na cozinha
Foto: Shutterstock

É possível deixar a cútis lisinha e macia com uma receita caseira de cera quente: a de açúcar com limão. A fórmula pode ser usada em todas as partes do corpo - inclusive nas áreas mais sensíveis, como axilas, buço e virilha -, e em todos os tipos de pele. 

“A depilação realizada com esse tipo de cera é eficiente, pois remove os pelos pela raiz e deixa a pele lisa por cerca de 20 dias, se ela for puxada no sentido contrário ao nascimento do pelo”, ressalta Luciana Soares Sales, esteticista e depiladora do Crislú SPA e Estética, de São Paulo.

Além de prática e eficaz, a cera de açúcar com limão reduz a sensação de ardência na pele e evita a obstrução dos pelos. Como a composição do limão tem múltiplas propriedades, ela ainda ajuda a ativar a circulação, tem ação bactericida, desintoxicante e adstringente.

Mas atenção, como o fruto é fotossensível, a proteção solar é obrigatória após a depilação para evitar manchas. Veja, a seguir, como preparar a receita da cera caseira que deixará sua pele lisinha e bonita por muito mais tempo.

Cera de açúcar e limão
 
Ingredientes
 
1 quilo de açúcar
 
1 copo (tipo americano) de suco de limão
 
Modo de preparo
 
Numa panela, coloque o açúcar e o suco de limão. Em seguida, misture os ingredientes até formar uma pasta. Continue mexendo, acenda o fogo alto e deixe derreter e ferver por aproximadamente seis minutos. Depois, continue mexendo por mais oito minutos em fogo baixo.

Para testar o ponto, coloque um pouco da cera num prato pequeno, pegue um pedaço com os dedos e verifique se está em ponto de fio. Se estiver, aplique em seguida. 
 
Aplicação
 
Faça um teste com a cera antes da aplicação. Coloque um pouco do produto em uma parte do corpo para ver como sua pele reage.
 
- Tenha muita atenção na hora de aplicar a cera, pois se cair no corpo ainda muito quente pode causar queimaduras graves.
 
- Depois de encerrar a depilação, tire os resíduos da cera no banho para evitar alergias. Em seguida, passe hidratante.
 
- Depois da depilação, evite passar sobre a pele produtos que contenham álcool em sua composição para evitar irritações.

por  Agência Hélice, Especial para o Terra (www.beleza.terra.com.br)

Veja 11 truques de beleza para tentar durante a viagem


Viajar pode se tornar um pouco complicado já que você não consegue levar todos os produtos de beleza que possui com você. Para ajudá-la a contornar esse problema a revista Cosmopolitan reuniu 11 dicas e truques para você se virar com o que tem durante suas férias.

1. Use manteiga como hidratante labial
 
Se os seus lábios ficam ressecados no avião e você não tiver nenhum batom em sua bolsa, peça um pacote de manteiga para a aeromoça. Basta aplicar um pouquinho para que esse substituto faça seu trabalho de manter seus lábios macios e úmidos.

2. Passe desodorante no rosto
 
Se você foi para um lugar superquente experimente esse truque usado por maquiadores de celebridades: passe o desodorante roll-on nos pontos de seu rosto que suam mais, como a testa e acima do lábio superior. Em seguida, aplique hidratante e maquiagem por cima, como de costume. Os ingredientes que mantêm a transpiração de suas axilas controladas também vão funcionar em seu rosto. Porém, isso não deve ser usado diariamente já que seus poros precisam respirar e eliminar líquido.

3. Escolha um creme e não loção
 
Aplique um hidratante em creme, mais pesado do que o em loção que se usa normalmente, na noite antes de viajar. Isso aumenta a hidratação da sua pele antes dos efeitos da estrada.

4. Invista na base mineral
 
Carregar uma base mineral com você vai ajudá-la a evitar que sua pele fique desidratada e disfarça imperfeições. Dessa forma não vai precisar ficar passando diversos cremes.

5. Leve lencinhos umedecidos
 
Esse tipo de produto é muito útil durante uma viagem. Derramou sua bebida? Não tem problema! Precisa limpar seu rosto para se refrescar? Feito. Alguns modelos feitos para uso facial contêm até compostos que podem ajudar a evitar espinhas, que adoram aparecer quando você está de férias.

6. Prefira a versão nude
 
Quando se trata de suas unhas dispense as cores chamativas. Se fizer muita questão prefira usar esse tipo de esmalte nas unhas dos pés que duram mais. Já para as mãos o ideal são as cores claras, de preferência nude, já que isso torna o descascado menos chamativo. Assim, você não vai perder tempo de descanso se preocupando com suas unhas.

7. Não esqueça o gel antibactericida
 
O conselho da dermatologista Francesca Fusco para evitar espinhas durante sua viagem é não ficar tocando sua pele. "Você pode pegar um grande número de bactérias desconhecidas que podem causar problemas quando chegar em casa”, afirma. Isso vale também para quando estamos na rua. Por isso, a médica sugere que você tenha sempre um gel antibacteriano por perto para limpar suas mãos.
 
8. Leve um xampu seco
 
Muitas vezes seu cabelo pode lhe deixar na mão logo que está chegando ao seu destino. Por isso, um xampu seco é ideal para dar uma reavivada nos fios e deixar o volume do jeito que você gosta. Já existem versões em miniatura que são mais fáceis de transportar na bolsa.

9. Use sua chapinha como ferro
 
Se suas roupas ficaram um pouco amassadas depois que você desfez as malas e não há nenhum ferro a vista não se desespere. Com sua chapinha é possível suavizar as dobras no colarinho, mangas e barras.

10. Experimente outras formas de se perfumar
 
Perfumes geralmente são delicados e difíceis de transportar. Então, vale a pena pensar em outras formas de se manter cheirosa. Já existem versões sólidas de algumas fragrâncias que podem ser aplicadas como uma pomada. Outra opção são pulseiras perfumadas. Assim você já garante um acessório legal e fica perfumada por mais tempo.

11. Retoque as raízes com rímel
 
Esse truque vale apenas para as morenas, mas seu rímel também pode quebrar um galho na hora de esconder os fios brancos. Se você saiu de férias e está precisando retocar as raízes passe o produto na versão preta ou marrom, dependendo do tom do seu cabelo.
 
por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sábado, 7 de julho de 2012

Beleza movimenta R$ 53,5 bi e elas querem consumir mais


A vaia ganhou o mundo quando o famoso "poetinha", uma das mentes mais brilhantes de sua geração, eternizou a frase "as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Na época - lá se vão praticamente quatro décadas -, a reação do público foi imediata e, para alguns, até intempestiva. Mas será que, nos tempos atuais, Vinicius de Moraes seria novamente bombardeado se, por exemplo, postasse a famigerada afirmação nas redes sociais?

Não há como saber a resposta, mas, se o fato se repetisse, seria, no mínimo, um paradoxo estranho de entender em se tratando de modo de vida feminino atual, uma vez que, somente até o fim deste ano, as brasileiras irão gastar algo perto de R$ 53,5 bilhões com produtos e serviços ligados à beleza.

O setor acumula crescimento vertiginoso a cada ano. Não sentiu nem de perto a turbulência econômica internacional e a desaceleração do País. É a confirmação de que ser bela realmente importa para as mulheres do Brasil. E isso tudo tem um custo, que não é pequeno.

Levantamento

De acordo com o levantamento "Mais Feminino. A beleza da mulher brasileira", realizado pelo Instituto Data Popular, no primeiro trimestre de 2012, com 15 mil mulheres do País, 63,7% delas preferem a qualidade ao preço na hora de escolher um produto de beleza.

O estudo também indica que 52% das brasileiras estão hoje dando mais importância do que em anos anteriores ao consumo de itens relacionados aos cuidados pessoais. Esse índice alcançado pelos cosméticos supera a relevância delas em relação a calçados e roupas. Outra curiosidade apontada pela pesquisa é que 93% das pessoas do sexo feminino que adquirem produtos de beleza no Brasil também aproveitam a oportunidade para levar mercadorias do mesmo segmento para os homens.

Mercado de trabalho

De acordo com o sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, as mulheres estão com maior poder de compra em virtude de uma taxa de ocupação em ascensão.

O levantamento indica que, em 2002, do total da população feminina com idade entre 16 e 60 anos, 20,6% estavam trabalhando com carteira assinada. Já em 2012, esse percentual chegou a 31,5% do total.

"O aumento crescente das mulheres no mercado de trabalho contribuiu ainda mais para alavancar o consumo de produtos de beleza. A vaidade aliada à necessidade de estar apresentável para o ambiente de trabalho fez com que essa mulher investisse ainda mais na sua aparência", diz Renato Meirelles, ressaltando que 61,9% das brasileiras pesquisadas acreditam que haverá aumento na sua renda, o que ajuda a estimular o consumo.

Ele destaca que essa série de fatores se reflete na quantidade de vezes que as mulheres vão às compras para adquirir itens desse segmento.

Conforme o Instituto, 98,6 milhões de brasileiras movimentam R$ 738 bilhões por ano.

PROTAGONISTA

Crescimento do ramo gerou investimento 

Profissional da área de beleza desde 2006, Lisiane Martins, 29, começou como promotora de vendas e vendedora porta a porta, até constatar que "cada dia o ramo da beleza cresce mais". Daí, o dinheiro apurado com o crescimento do consumo das clientes - "principalmente mulheres a partir dos 15 anos" - a fez buscar especialização na área. Agora, depois de passar pelo ramo da comercialização, ela faz faculdade de estética mirando outro público: o interessado em produtos e técnicas que diminuem os efeitos da velhice.

por Redação Diário do Nordeste (www.diariodonordeste.globo.com) 

Fisioterapeuta de Divinópolis, MG cria suporte para secador de cabelo

Suporte de secador pode ser fixado no espelho
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Quando não é possível ir a um salão de beleza para se arrumarem, as mulheres sempre arrumam um jeitinho. Secador em uma mão, escova na outra e muito esforço para fazer um penteado perfeito. Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, essas dificuldades serviram de incentivo para que a fisioterapeuta Isabela Rachid criasse um suporte para o secador. O diferencial é deixar as mãos livres. "Eu sempre chamava o marido para segurar o secador, mas na maioria das vezes era briga, porque ele não deixava de ver o futebol para segurar o secador", disse Rachid.

Foi então que a fisioterapeuta teve a ideia de inventar alguma coisa para segurar o secador e nessa parte o marido dela foi fundamental. "Ele é engenheiro, então facilitou muito colocar a ideia no papel”, disse.

Foram desenvolvidos cinco protótipos. Resultado de muitos testes até que o marido deixasse tudo como ela queria. "Aquela dificuldade de escovar a parte de trás do cabelo, com o braço do suporte acabou", comentou.

Para conhecer a invenção que promete ser o terceiro braço das mulheres, Rachid explicou  como funciona. "É só colocar o suporte numa superfície lisa e seca, enconstá-lo, descer a alavanca e está pronto. No espelho ele fixa com perfeição, aí é só pegar o secador, passar o fio por dentro e amarrar com o elástico que se adapta a qualquer tamanho de aparelho", explicou.

A publicitária Nayara Rocha colocou o suporte no espelho do banheiro. Agora faz a escova no cabelo em casa. "Facilitou bastante, eu ia duas vezes por semana no salão, agora toda vez que quero fazer escova, faço aqui em casa mesmo", disse.

O suporte ocupa pouco espaço. Cabe em qualquer mala e até nas bolsas. A invenção agradou tanto que uma empresa na China se interessou em fabricar o produto. Só pela internet, Isabela vende 200 suportes por mês. A fisioterapeuta acabou com as brigas com o marido e aos 32 anos virou também empresária.

O produto, pela internet, é vendido por R$ 99,99. Muitos médicos, segundo a empresária que inventou o acessório, compram o aparelho para servir de suporte para luz e equipamentos nas cirurgias.

por G1 Triângulo Mineiro (www.g1.globo.com)

Empresária gaúcha consolida negócio exclusivo de beleza


Com ajuda do Sebrae, Lisiane Almeida montou empresa inovadora em Santa Maria

A ideia para a empresa surgiu enquanto Lisiane Almeida Malezan assistia à televisão: em São Paulo, havia um salão de beleza que era ao mesmo tempo local para eventos e festas. Inspirada pelo novo conceito de negócio, a psicopedagoga abriu há um ano e meio a Star Teen, primeiro empreendimento desse tipo na cidade de Santa Maria (RS). "Antes mesmo de montar o meu estabelecimento, fui procurar o Sebrae no Rio Grande do Sul", afirma.

Sem experiência na área da beleza, ela buscou qualificar-se para tocar a empresa e fez os cursos Controles Financeiros e de Gestão de Pessoas, além de uma Consultoria Gerencial em Marketing. Tudo oferecido pela instituição. "Estou sempre atrás de informações, frequento as oficinas e as aulas e tento aplicar no dia a dia tudo o que aprendo", diz a empresária. Os serviços oferecidos pela Star Teen são Star Beleza (salão de beleza), Star Balada (evento que inclui dança, desfile, karaokê e ensaio coreográfico) e Star Pub Teen (evento com salgadinhos e doces).

Junto com outros 80 empreendimentos, a Star Teen faz parte do Projeto Desenvolver o Setorial de Serviços da Região Centro do Rio Grande do Sul. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch, ressalta a importância dos projetos coletivos para o crescimento das micro e pequenas empresas (MPE). "São treinamentos e ações definidas pelo grupo, o que proporciona uma troca de experiências muito rica". Segundo o gestor do projeto, Carlos Karsten, o objetivo é qualificar a gestão empresarial e fomentar a cooperação, visando desenvolver as MPE do setor de serviços.

Desde que ingressou no projeto, Lisiane promoveu algumas mudanças. Entre elas, abrir o salão também aos adultos. Antes, o local era destinado apenas a crianças e adolescentes. Ela pretende ainda ter em breve um espaço para especialistas oferecerem dicas de maquiagem. "O Sebrae me ajudou na parte financeira, no marketing, enfim, no entendimento do negócio. Finalmente comecei a entender o meu papel como gestora", salienta a empreendedora. "Com o apoio do Sebrae, eu me sinto segura para tomar decisões", finaliza.

por redação do Sebrae no Rio Grande do Sul,  Agência Sebrae de Notícias (Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS)