sábado, 23 de julho de 2011

Marketing: mais do que uma boa intenção


Acerte na estratégia de divulgação do salão de beleza para ganhar e fidelizar clientes

Qual é o limite entre as formas agradáveis de aproximação com o cliente e um relacionamento superficial e forçado? Algumas empresas, no desespero de atrair e fidelizar o público, conseguem exatamente o contrário. Isso porque a intenção é boa, mas a estratégia está errada.
 
O engano, segundo Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae, acontece por desconhecimento do perfil da clientela. Na hora de estabelecer um contato, é necessário fazer um cadastro completo, que leve em conta a localização do salão de beleza, a característica do bairro (comercial ou residencial), a faixa etária dos moradores e o poder aquisitivo, além dos produtos e dos serviços mais procurados.

Esses dados são importantes, pois atualmente, com a variedade de meios de comunicação, muitos empresários se atrapalham na hora de escolher e divulgar seu negócio. “Um grande erro é querer popularizar a empresa a todo custo e desperdiçar as oportunidades de comunicação”, alerta Wlamir.

O segredo é ter objetividade e passar informações úteis. “O profissional sabe que em 30 dias será preciso retocar a coloração na cliente, então uma estratégia de marketing inteligente é entrar em contato com ela no período em que o serviço é novamente necessário”, exemplifica.

Para Marcela Modena, gerente de marketing do Jacques Janine, a tecnologia é uma grande aliada na fidelização de clientes. “Nosso site é uma vitrine que disponibiliza de maneira prática todas as informações do salão, desde sua história e unidades até promoções e notícias interessantes. Ele também já está adaptado para a visualização em iPads e celulares”, comenta.
Spicy Caramel | Franck Provost 
Quando há eventos, promoções ou lançamentos de produtos, a divulgação pode ser feita por mensagens de celular ou e-mail marketing, mas Marcela acredita que nada funciona tão bem quanto um telefonema. “A atenção personalizada resulta em uma receptividade e uma fidelização muito grandes. Hoje, temos uma política de trabalho em que cada cabeleireiro liga diariamente para dez clientes.”
 
Check-list estratégico
 
Não existe uma fórmula mágica para que, de um dia para o outro, todos os clientes caiam de amores por determinado salão de beleza. As ferramentas de aproximação são variadas, por isso vale uma escolha criteriosa. O consultor empresarial Marcelo Ribeiro dá as seguintes dicas de como utilizar bem cada estratégia:
 
> Mensagens SMS
 
O celular acompanha as pessoas quase 24 horas por dia, então, quando se manda um SMS, existe a certeza quase absoluta de que a mensagem será lida. O problema é quando essa poderosa ferramenta é desperdiçada com textos como: “Nosso salão aguarda você para uma próxima visita”. Nela, a comunicação está sem força e não possui informações relevantes. Como resultado, os clientes podem se irritar e pedir que o número de telefone seja excluído do cadastro. Portanto, a dica é enviar mensagens que contenham informações importantes ditas de maneira clara e resumida. Sempre que possível, deve-se mencionar o nome da pessoa no início do texto. Essa atenção fará toda a diferença.
 
> Brindes
 
Todo mundo gosta de ganhar presentes, mas essa é outra atitude que deve ser evitada se não houver um propósito claro. Deve-se ter em mente que tal iniciativa objetiva atrair as pessoas para dentro do salão. Então, que tal atrelar o brinde à indicação de novos clientes? Nesse caso, a dica é oferecer algo que a clientela realmente deseja; nada de canetas nem lixas de unha que podem ser vistas em todo lugar. Para acertar, também é fundamental identificar o perfil da maioria dos clientes. “Se o seu salão estiver localizado em um local repleto de escritórios, que tal oferecer um pen drive? Já em um lugar com muitas mães, presenteie com algo ligado a crianças”, exemplifica o consultor.
 
> E-mails
 
O título do e-mail já define se será lido ou não. Mas depois de passar por essa “barreira”, é preciso que a imagem seja diferenciada. Um texto eficiente tem de ser visual e resumido; caso contrário, será descartado. Então, a dica é criar mensagens chamativas que induzam o cliente a acessar o site, participar de promoções ou ir ao salão conhecer as novidades. Para mostrar respeito à clientela, na hora do cadastro, é importante perguntar se a pessoa deseja receber informações e novidades dessa forma. E em cada mensagem, deve-se oferecer a opção de remover o endereço eletrônico do mailing, caso as mensagens passem a incomodar.
 
> Descontos
 
De que adianta oferecer descontos em um serviço que o cliente sempre pede? O interessante é baixar os preços para incentivar a utilização de novas opções. Montar pacotes ou bonificar serviços depois de certa quantidade consumida são outras armas de incentivo. As famosas compras coletivas também funcionam. Elas não são lucro garantido, mas atraem clientes e divulgam o nome da empresa. Por último, deve-se evitar oferecer um atendimento de qualidade inferior só porque o cliente está investindo menos. O serviço tem de ser obrigatoriamente igual para todos.
 
> Redes sociais
 
Redes sociais são muito utilizadas, mas podem acabar com a imagem de qualquer estabelecimento se o trabalho não for feito de maneira planejada. Nelas, o objetivo não é vender a empresa, mas formar opiniões. Vídeos inseridos no Youtube podem ser postados no Facebook, desde que durem até três minutos, com boa qualidade e tragam curiosidades ou ensinem algo. O Twitter é ótimo para promoções relâmpago, sendo importante marcar presença nessa rede que é tão popular. A ideia é não oferecer insistentemente descontos e promoções: as pessoas dão mais valor às dicas.

por Renata Vieira (Revista Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário