sábado, 24 de setembro de 2011

Decapagem é segredo da mudança de visual de Katy Perry


Katy Perry não tem medo de mudar o corte e a cor dos cabelos
Foto: Getty Images

Katy Perry ficou conhecida pelos cabelos negros contrastantes com a pele clara e os olhos azuis, mas a cantora já mostrou que não tem medo de ousar e está sempre mudando o visual e surpreendendo seus fãs.

No sábado (24), Katy fará seu primeiro show na capital paulista e espera-se que ela esteja deslumbrante, como sempre. Todavia, aqueles que querem mudar a cor dos fios como ela, devem procurar um salão e profissionais especializados para não ter surpresas desagradáveis, como alergias, feridas, tom errado e até a queda dos fios.

"Para colocar cores fortes e diferentes, é preciso passar por uma decapagem, que consiste em um processo químico que 'abre' a cor até o fio ficar branco para receber a tonalidade esperada. Não é algo fácil ou rápido. Às vezes precisa fazer até seis decapagens para que o cabelo fique pronto e não adianta usar água oxigenada. Tem que cuidar e preparar os fios", contou o hair stylist Sandro Cassolari, do salão Cassolari's da capital paulista.

Luiz Ruzafa, hair stylist do salão 1838 de São Paulo (SP), disse que sem este procedimento os fios escuros não "pegam" a cor da tinta. "No caso dela, era a cor negra, mas mesmo nos cabelos castanhos naturais, não pegaria sem a decapagem", contou, lembrando que há cores que combinam mais com certas tonalidades de pele, como os avermelhados nas peles clarinhas. Katy, que é naturalmente loira, tingiu os fios de negro durante muito tempo e por isso precisou passar pelo processo químico para retomar sua coloração e poder tingir as madeixas de cor-de-rosa. "É um trabalho de paciência. Aposto que ela ficou o dia inteiro no salão, porque é demorado. Não gosto nem de fazer de uma vez só. Gosto de dar um tempo de descanso entre um dia e outro, porque dá aparência de seco. Precisa de muito cuidado", contou Cassolari, que disse que o melhor tratamento para cabelos danificados "é a tesoura", mas caso a mulher não queira cortar os fios, pode optar por máscaras e âmpolas de tratamento profundo.

Cuidados pós tintura
 
Assim que resolveu retomar os fios loiros, em julho, Katy Perry reclamou em seu perfil no microblog Twitter que estava com os fios "cor de gengibre", justamente porque precisou de mais de uma sessão de decapagem ou perderia os fios. Luiz Ruzafa brincou que "não é fácil ser loira", por isso é preciso cuidar bastante dos fios para que eles mantenham a aparência saudável e brilhante. Usar leave-in, protetores térmicos e shampoo e condicionador para cabelos tingidos. "Esses cuidados devem ser tomados até antes de colocar uma cor fantasia, que é como chamamos estes tons diferentes", sugeriu.

Quem não pode
 
Jamais pense em tingir os fios com uma cor vibrante em casa, pois as chances de não ficar bom são muito altas. "Quando coloca a tinta na raiz pode ferir o couro cabeludo e aí a consequência é bem desagradável", lembrou Cassolari.

Ruzafa destacou que no salão é possível fazer combinações de tonalidades para chegar à cor almejada e mesmo sendo uma cor diferente, eles têm as tintas necessárias para atender o desejo da cliente.

O tipo do fio não interfere, mas se a mulher fez alisamento ou progressiva deve evitar a tintura, pois "pode haver uma incompatibilidade entre as químicas que quebram os fios e fazem o cabelo cair", alertou Sandro Cassolari. Ruzafa concordou, destacando que em casos de alisamento, não se deve nunca apelar para a decupagem, mas no caso da progressiva, quando bem cuidada, o procedimento químico, que é bastante agressivo, pode ser feito até antes da aplicação dos produtos.

por Juliana Crem (Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário