sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Marketing olfativo: como utilizar os aromas na captação e fidelização de clientes


Não importa em que área atue o profissional da beleza, uma de suas preocupações mais constantes é descobrir novas formas de captar e fidelizar clientes. E uma ferramenta que se mostra cada vez mais eficaz para isso é o marketing olfativo, por destacar o ambiente, enquanto fixa qualidade de vida e bem-estar à sua imagem.

De acordo com Fernando Amaral, especialista em aromas, cabe ao profissional hoje em dia tornar suas aptidões conhecidas, sem ser chato ou pegajoso. Em uma clínica de estética ou salão de cabeleireiros, por exemplo, o número de clientes pode aumentar (e muito) quando um aroma agradável e característico for alinhado a serviços bem feitos. Isso porque atualmente não é só nas pessoas que desejamos sentir um odor agradável; esta cobrança se estendeu aos ambientes.

Mas atenção: não confunda os óleos essenciais tão populares na massoterapia com marketing olfativo. Nesta, o óleo muda de acordo com a pessoa a ser atendida e conforme o tratamento realizado. Para o marketing efetivo, são usadas essências, cópias dos óleos, mas que passam uma chamada “mensagem subliminar” sem provocar qualquer estímulo hormonal.

Onde e como espalhar o aroma


A sugestão Amaral é espalhar o “cheirinho” na entrada do estabelecimento. “O segredo é fazer isso discretamente”, sublinha. Portanto, nada de colocar vaporizadores para espirrar essências na cabeça das pessoas. O correto é utilizar difusores elétricos, ou móveis com madeiras que absorvam cheiros. Outra sugestão é aplicá-la nas pedras dos vasos de plantas ou utilizar aquelas varetas de madeira em pequenos recipientes com essência. E o mais importante: o cheiro deve despertar a curiosidade do cliente. Aquela sensação gostosa que temos ao sentir um aroma agradável e querer saber de onde ele vem.

A essência deve ser uma marca, logo nada de ficar trocando!


Ah, e nada de misturar os cheiros, usando uma essência por dia. Escolha apenas um para torná-lo uma marca do seu estabelecimento. Florais, por exemplo, combinam com lugares claros e com músicas calmas, por transmitirem sensações de envolvimento e conforto. Frutais, por sua vez, dão alegria, disposição e têm tudo a ver com ambientes estimulantes e agitados.

“Vale também dar de presente ao cliente um brinde que leve esse cheiro. Será uma forma de fixar no dia a dia deste a imagem da sua marca como algo extremamente prazeroso, além de transmiti-la a outras pessoas”, finaliza.

por Eder Garrido (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário