sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Depilação a laser exige atenção máxima do profissional e do paciente


Nos sites de compra coletiva, um dos serviços mais oferecidos por clínicas de estética e salões de beleza é a da famosa depilação a laser. Mas antes de clicar em “comprar”, fique atento!

De acordo com a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, é importante que a pessoa tome conhecimento do profissional, do equipamento e da técnica a ser utilizada no procedimento. “Depilação a laser pode causar queimaduras e, por consequência, cicatrizes e manchas na pele”, alerta. É indispensável também que o estabelecimento conte com um médico para atender o paciente em casos de complicação.

Quanto ao procedimento, segundo Annia, na primeira sessão já deve haver uma redução dos pelos. E apesar de não ser indolor, o paciente não pode sentir uma dor absurda. Caso isso aconteça, significa que está sendo usada uma quantidade excessiva de energia.

Risco de manchas aumenta em peles de tons escuros


Na primeira visita ao especialista, é possível avaliar o atendimento. Este é o momento em que o profissional deve ser honesto com o paciente. “A depilação a laser não é eficiente em todas as pessoas”, diz ela, apontando como exemplos pessoas de pelos muito claros ou ralos e de pele escura, que precisam ser alertadas sobre o maior risco de apresentar manchas. E mais: existem casos em que procedimento é contraindicado, como pessoas com doenças autoimunes, como lupus e alergias à luz. Pacientes em tratamento com isotretinoina – substância usada em casos de acne – também estão restritos. Já os com problemas de cicatrização devem receber atenção especial para não ocorrerem queimaduras.

Eficiente com algumas exceções


Apesar do avanço nas técnicas de depilação a laser, Annia lembra que ainda nenhuma técnica é indolor, mas que a intensidade varia de acordo com a sensibilidade de cada paciente. Em alguns casos, podem ser utilizadas pomadas anestésicas e, se necessário, em pacientes com muitos pelos ou áreas muito extensas, o procedimento pode ser realizado no hospital, sob sedação.

“É importante lembrar que ainda que seja definitiva para a maioria das pessoas, a depilação a laser não é definitiva em 100% dos casos. Há casos - como os de alteração hormonal, gestação e utilização da técnica em pessoas muito jovens – em que pode haver a recorrência. 

Sabe-se, também, que há um percentual dos pelos que não responderão nunca ao tratamento. Por isso, é fundamental encontrar um profissional de confiança, que esclarecerá todos os riscos e chances do procedimento”, finaliza.

por Redação (Cabeleireiros.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário