sábado, 19 de janeiro de 2013

Conheça benefícios dos ácidos usados nos tratamentos de pele

Usado em peelings e cosméticos, substância garante renovação profunda das células e oferece ótimos resultados no tratamento de cicatrizes de acne Foto: Shutterstock

Matéria-prima da maioria dos tratamentos estéticos, os ácidos continuam sendo um dos grandes aliados de quem sonha em ficar com a pele livre de imperfeições. Capazes de clarear manchas, combater a acne e suavizar rugas e linhas finas de expressão de forma simples e eficaz, os ativos de maior sucesso da indústria da beleza possuem propriedades e funções diferentes que garantem benefícios específicos para cada paciente. 


Aplicados em casa, por meio de cremes prontos ou manipulados, ou em consultórios dermatológicos - como é o caso dos peelings químicos -, as substâncias são amigas da beleza feminina. Por isso, confira, a seguir, os principais ácidos usados nos tratamentos estéticos e descubra o que eles podem fazer para deixar sua pele ainda mais bonita. Mas lembre-se: por serem altamente agressivos, consulte seu dermatologista sobre as melhores opções e use protetor solar, após a aplicação, mesmo quando for dar apenas uma saidinha.


Glicólico
 
Indicação: ideal para fechar os poros e suavizar rugas. 

Benefícios: extraído da cana-de-açúcar, ativo promove a descamação da camada superficial da pele, acelerando a renovação celular e estimulando a produção de colágeno para fechar os poros e suavizar rugas finas.  

Quantidade de sessões: quando aplicado no formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, realizadas com intervalos de 30 dias. Já em casa, a dica é aplicar os cosméticos feitos com a substância diariamente, de preferência à noite, antes de dormir.


Retinóico
 
Indicação: recomendado para o combate de rugas e manchas.  

Benefícios: famosa entre os tratamentos estéticos, substância age profundamente na pele. "Ele aumenta a produção de colágeno para diminuir rugas e manchas e melhorar a textura da pele", explica Maria Fernanda Tembra, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).  

Quantidade de sessões: no formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, com intervalos de 30 dias. Cosméticos devem ser aplicados uma vez ao dia. “Por serem formulados com concentrações inferiores ao do ácido manipulado em consultório, os cremes existentes no mercado demoram a apresentar o efeito desejável, mas trazem benefícios a médio e longo prazo”, ressalta Carla Bortoloto, dermatologista e professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques.


Hialurônico
 
Indicação: aplicado para melhorar o aspecto das rugas e flacidez.  

Benefícios: componente natural da pele, ácido proporciona a hidratação da cútis, além de ser utilizado como preenchedor, capaz de melhorar o aspecto das rugas e da flacidez facial.  

Quantidade de sessões: aplicação realizada em consultório deve ser feita apenas com uma vez, com intervalo de um ano. Já os cremes, devem ser usados diariamente.


Salicílico
 
Indicação: ideal para o combate à acne.  

Benefícios: eficaz na diminuição da produção de sebo da pele, substância promove a descamação da camada superficial da cútis promovendo a renovação celular. Também diminui o tamanho dos poros e impede o surgimento de espinhas.  

Quantidade de sessões: em geral, realizam-se de três a cinco sessões do peeling de ácido salicílico, com intervalo semanal. Cosméticos devem aplicados uma vez ao dia.


Mandélico
 
Indicação: indicado para suavizar rugas em peles oleosas, acneicas e morenas.  

Benefícios: retirado das amêndoas amargas, ácido afina linhas finas e marcas de expressão, trata a acne, clareia as manchas e melhora a textura da pele.  

Quantidade de sessões: em consultório, peeling deve ser feito em cinco sessões, com intervalos semanais. Em casa, cosméticos podem ser aplicados uma vez ao dia.


Kójico
 
Indicação: usado para clarear manchas da cútis  

Benefícios: recente na indústria cosmética, despigmentante natural age sobre a pele inibindo a ação e a produção da melanina - substância produzida pelos melanócitos que causam, além do bronzeado, manchas na cútis. Por isso, pode ser usado durante o dia e em qualquer época do ano.  

Quantidade de sessões: ativo é frequentemente associado a peelings realizados de duas a três vezes, mas também é empregado em cosméticos prontos e manipulados que podem ser usados diariamente por até seis meses.


Azelaico
 
Indicação: recomendado para aliviar as cicatrizes de acne.  

Benefícios: usado em peelings e cosméticos, substância garante renovação profunda das células por meio da descamação da superfície da pele e ótimos resultados no tratamento de cicatrizes de acne na pele.  

Quantidade de sessões: peelings feitos com a substância devem ser feitos em oito sessões, com intervalos semanais. Cosméticos podem ser usados diariamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário