quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hiper-hidratação pode enfraquecer as unhas; aprenda a cuidar

Cremes emolientes à base de ureia evitam a fácil quebra da unha na estação

Foto: Shutterstock
 
Na hora de curtir a estação mais quente do ano, além da atenção dada à pele e aos cabelos, é preciso cuidar das unhas para mantê-las com um visual impecável. Isso porque o recorrente contato com a água - chamado de hiper-hidratação - deixa a estrutura de queratina da região quebradiça, principalmente no verão, quando aumentam as duchas e os mergulhos no mar e na piscina.
 
Esse processo químico ocorre devido à fácil absorção de água, que rompe as substâncias de sustentação da unha, deixando-a mole e enfraquecida. Dessa forma, até mesmo procedimentos simples, como lavar cabelos e louças, podem resultar na quebra. Contudo, é possível evitar e também remediar o problema estético com cuidados simples do dia a dia.
 
Solução caseira para evitar a hiper-hidratação, o uso de luvas durante os serviços domésticos ou em qualquer outra atividade em que as mãos permaneçam por muito tempo na água é fundamental. Além disso, evitar unhas muito longas - geralmente mais propensas a sofrer danos - é uma forma de prevenção. 
 
Quem já sofre com o excesso de água nas unhas, precisa, primeiramente, deixá-las respirar por mais tempo. “O esmalte piora a situação, especialmente se permanecer por muito tempo e se a acetona for utilizada na remoção em vez de removedores sem a substância”, explica Maria Fernanda Gavazzoni, doutora e mestre em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Além de deixar de visitar a manicure por alguns dias, a aplicação de hidratantes próprios para a região, como cremes emolientes à base de ureia, deve fazer parte da rotina de beleza. Em casos mais graves, uma visita ao dermatologista é essencial. “O profissional poderá indicar o uso de base fortalecedora com formaldeído de 1% a 2% na fórmula”, explica Maria Fernanda. No entanto, o uso do produto deve ser feito a partir de orientações médicas, já que aplicado incorretamente causa irritações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário