terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fio afro é mais sensível que os demais; saiba como cuidar

Os lindos fios afros da atriz Taís Araújo foram um dos mais pedidos este ano pelas telespectadoras da TV Globo Foto: Divulgação/Globo

Este ano, por três meses seguidos, o cabelo da atriz Taís Araújo foi o mais pedido pelas telespectadoras da TV Globo. Agora, os fios afros das atrizes Lucy Ramos e Cris Vianna também são sucesso na telinha, na novela global Salve Jorge. Mas quem admira os lindos cachos dessas e de outras famosas, como Beyoncé e Sheron Menezes, pode não saber que esse tipo de fio é mais sensível que os demais, ou seja, é mais delicado, porosos, fino e seco. E, justamente por isso, exige muitos cuidados especiais.

O hairstylist Fernando Fernandes, especializado em cabelo crespo há mais de 27 anos e dono do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo, garante que o principal segredo é ter o hábito de hidratá-lo constantemente. Mas há outros truques:

. Invista em produtos específicos e profissionais especializados em cabelo afro.

. Evite tingir ou fazer mechas nos fios. Os fios afros são muito sensíveis e aceitam apenas uma química. Ou seja, se você colorir as madeixas não vai conseguir fazer um alisamento ou permanente afro depois, isso sem contar que muita química pode provocar queda de cabelo. “Recomendo o uso de tonalizantes nesse caso”, diz Fernandes.

. Pense bastante antes de optar por um alisamento ou permanente afro. Os processos químicos nos fios afros costumam não ter volta.

. Cabelos que estavam com tranças afro ou alongamento precisam de, no mínimo, quatro semanas de hidratação antes de passar por algum tipo de química. Motivo: os fios devem respirar e ter tempo de voltar à estrutura original antes do tratamento.

. Jamais, em hipótese alguma, faça qualquer tipo de tratamento químico em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário