quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Produtos ampliados: saída para conquistar e se manter no mercado

Salões de beleza podem facilmente aliar a prestação de serviço à venda de protutos

Durante os dois últimos séculos o grande esforço do setor produtivo foi fazer mais com menos – meta alcançada em praticamente todas as atividades produtivas e que resultou em uma oferta de produtos maior que a capacidade de consumo. Isso é ganho para o consumidor, pois há disponível no mercado produtos cada vez mais baratos.

O custo dos produtos cai a cada novo lançamento. Isto torna a estratégia de redução de custo um caminho de alto risco, e por isso as organizações se esforçam para diversificar suas ofertas. Inovar, agregar valor e diferenciar passaram a ser palavras de ordem.

É neste contexto que se amplia as oportunidades no setor Serviços. Estamos falando de serviços como elemento agregador de valor. A ideia é “ampliar” os produtos: vender produtos mais serviços ou casar serviços com produtos.

É fácil ver esta aliança de produtos e serviços na hora de comprar móveis modulados, muitas lojas oferecem serviços de decoração, montagem e assistência técnica.

Nos salões de beleza e barbearias, é possível comprar shampoo e cremes recomendados pelo profissional que nos atendeu, que também indica como melhor cuidar dos cabelos, por exemplo.

O empreendedor que percebe e responde a estas novas regras do mercado consegue se diferenciar e atrair e chegar a novos clientes. Mas não e fácil trabalhar o conceito de oferta de produto ampliado, pois exige alianças e novas regras de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros que viabilizem novo mix.

Este é um desafio que aumenta a cada dia. Mas lembre-se a concorrência já começa a incorporar esta prática!

por Paulo Alvim (www.sebraemercados.com.br)

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