sábado, 29 de dezembro de 2012

Saiba qual é a dieta ideal para ter fios saudáveis e lindos

Ingerir os alimentos certos pode garantir muito mais brilho e força às madeixas, além dos cuidados habituais como corte e hidratação Foto: Shutterstock

Toda mulher que gosta de se cuidar sabe que optar por bons produtos, fazer hidratações regularmente e manter a coloração e o corte em dia são ações essenciais para um cabelo bonito e saudável. Mas isso não basta. Você sabia que ingerir os alimentos certos também pode garantir muito mais brilho e força às madeixas?

“Uma alimentação inadequada em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar, por isso, ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais garante que os fios sejam mais fortes e com vida. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes e vitaminas ele terá”, explica a nutricionista Paula Castilho, da clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição, São Paulo, que indica, abaixo, os nutrientes e suas fontes essenciais à saúde dos fios: “Pelo menos três itens de cada categoria devem ser ingeridos todos os dias”.
 
Ferro: encontrado em alimentos como carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão. A deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.
 
Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.
 
Magnésio: é essencial à formação de proteínas, que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.
 
Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.
 
Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.
 
Cálcio: a falta do mineral deixa os fios quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.
 
Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.
 
Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes
 
Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.
 
Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.

por Qualitá com Portal Terra

Veja truques de beleza nada saudáveis que devem ser evitados

O alisamento de queratina, ou alisamento brasileiro, se tornou popular em 2012. No entanto, os dois maiores fabricantes dos produtos utilizados no tratamento devem incluir na embalagem um aviso sobre os possíveis efeitos cancerígenos Foto: Getty Images

Muitos truques de beleza parecem uma ótima ideia. Quem não gostaria de restaurar a vivacidade e elasticidade da pele ou hidratar profundamente o cabelo? Porém, apesar de parecerem promissoras, algumas técnicas podem ser insalubres e até perigosas à sua saúde e bem estar. Confira cinco tratamentos listados pelo jornal Huffington Post que devem ser evitados.
 
Alisamento de queratina
 
O alisamento de queratina, ou alisamento brasileiro, se tornou popular em 2012. No entanto, os dois maiores fabricantes dos produtos utilizados no tratamento devem incluir na embalagem um aviso sobre os possíveis efeitos cancerígenos do gás formaldeído, que é emitido pela mistura.
 
Injeções para aumentar o bumbum
 
Soluções de silicone não são aprovadas para serem injetadas em humanos. O tratamento caseiro realizado por pessoas não licenciadas com injeções desse tipo de produto vem crescendo, mas pode ser muito perigoso. No consultório, um cirurgião especialista geralmente faz o procedimento de aumentar o bumbum usando gordura do corpo da própria paciente ou com produtos regulamentados para esse tipo de procedimento. Escolha sempre um profissional licenciado e com boa indicação.
 
Bronzeamento artificial
 
Mesmo que as sessões de bronzeamento artificial resultem em uma cor bonita e saudável para sua pele, esse tratamento aumenta em 29% a probabilidade de o paciente desenvolver carcinoma basocelular e em 69% o risco de obter epidermóides, dois tipos perigosos de câncer de pele.
 
Spa para pés com peixes
 
Parece bastante inofensivo deixar pequenas carpas sem dentes mordiscarem as células mortas de sua pele que formam calos desagradáveis. Porém, um estudo recente sobre esses peixes utilizados em diversos spas no Reino Unido mostrou que eles transmitem bactérias resistentes a antibióticos como a Vibrio vulnificus, Vibrio cholerae, S. agalactiae e até mesmo Streptococcus agalactiae, que podem causar pneumonia e outras infecções graves.
 
Depilação completa
 
De acordo com a médica Emily Gibson, a depilação completa dos pelos pubianos causa pequenos machucados na pele tornando a mulher mais vulnerável a pegar infecções, tanto a partir de bactérias que crescem na região genital como doenças sexualmente transmissíveis. "Os pelos púbicos têm um propósito, eles formam uma espécie de almofada que diminui o atrito que pode causar abrasão e lesões na pele, sendo uma proteção contra bactérias", explica ela.

por Portal Terra (www.beleza.terra.com.br)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conheça cinco peelings faciais liberados durante o verão

Peelings de verão estão ficando mais populares por apresentarem resultados na temporada de calor e sol forte Foto: Shutterstock
 
Quem não anda nada satisfeita com a pele do rosto, mas achou que perdeu a chance de investir em tratamentos estéticos para exibir uma pele perfeita no verão pode comemorar, cinco peelings faciais que vão da romã ao veneno de cobra, são liberados nesta época do ano e prometem deixar a pele lisa e brilhante durante toda a temporada de calor. 
 
Chamados de peelings de verão justamente por não terem restrições ao período de maior intensidade solar, os tratamentos são menos agressivos. Feitos por meio de massagens na pele eles esfoliam a camada córnea, parte mais externa da cútis. “Tal procedimento não gera inflamação e pode ser aplicado em pessoas com qualquer tipo de pele”, explica Maurício Pupo, professor de cosmetologia. 
 
A massagem, porém, deve ser superficial, com os produtos adequados, observando algumas regras como: jamais se submeter ao procedimento duas vezes ao dia e evitar a exposição solar imediata. O ideal é esperar 72 horas ou até que não haja nenhum sinal de inflamação na pele. Além disso, para exposição solar prolongada, como na praia ou na piscina, o melhor é agir com cautela. Deve-se aguardar, pelo menos, uma semana e, abusar de um bom protetor solar. 
 
Sabendo disso, confira, abaixo, cinco tipos de peelings faciais ideais para o verão.
 
Peeling de romã
 
Opção natural baseada em enzimas da romã, o peeling é enriquecido com antioxidantes próprios da fruta. Ele atua sobre a camada córnea e tem a função de hidratar, amaciar e até clarear a pele, sem irritação.
 
Peeling de abóbora
 
Também baseado em um conjunto de enzimas naturais, só que da abóbora, este peeling é bastante suave e muito útil para quem quer todos os benefícios dos peelings sem sentir dor. 
 
Peeling de areia de Bora Bora
 
As areias das praias de Bora Bora, ricas em sílicas esfoliantes, são perfeitas para peelings suaves de verão. Devem ser massageadas com muita leveza sobre a pele. Removem cravos e marcas superficiais, além de ter efeito clareador.
 
Peeling de veneno de cobra
 
O veneno da cobra Wagleria é a matéria prima desse tratamento. A partir dele se dá uma substância que paralisa os músculos superficiais causadores das linhas de expressão. Aliado à enzima papaína, extraída do mamão, substância responsável por esfoliar a camada externa da pele, esse tratamento propõe firmeza, limpeza e suavidade.
 
Peeling de bambu
 
O bambu também é muito rico em sílica, poderoso esfoliante que remove as células mortas sem machucar nem inflamar a pele. Assim como o peeling de Areia de Bora Bora, deve ser massageado levemente sobre a pele a ser tratada. A microesfoliação é capaz de aumentar a velocidade de renovação celular e estimular a produção de colágeno.
 

Cuide bem dos fios com progressiva ou alisamento no calor

Mulheres com as madeixas com progressiva ou alisamento devem ter cuidados redobrados durante o calor para continuar com os cabelos lindos, como os da cantora Taylor Swift Foto: Getty Images

Assim que as temperaturas começam a subir os cuidados com as madeixas também aumentam, principalmente para as mulheres que possuem escova progressiva ou alisamento. Como os fios ficam mais fragilizados devido ao procedimento químico, pois perdem água e nutrientes durante o processo, é preciso ter atenção redobrada quando o destino das férias inclui banhos de mar e piscina.

“No calor, o sol, sal, cloro já ressecam muito a fibra, e, portanto, cabelos com químicas acabam não aguentando. Assim, se partem e quebram”, explica a hairstylist Marina Marques, do salão carioca Crystal Hair.

Para evitar que esses vilões não estraguem as madeixas, o ideal é adotar algumas medidas para prevenir os danos. Depois de sair do mar ou da piscina, enxágue os fios com água doce, pode ser com água mineral ou mesmo água de coco que ajuda a hidratar.

“Outras ações que não podem faltar no dia a dia é proteger os fios com protetor solar específico para os fios e hidratar sempre com produtos para o seu tipo de cabelo”, aconselha a cabeleireira.

Veja como cada agente externo pode prejudicar os fios com progressiva ou alisamento.
 
Sol
 
Progressiva: o principal dano é o ressecamento pela perda excessiva de água devido as cutículas entreabertas.
 
Definitiva: com a redução da umidade natural os fios ficam mais armados e rebeldes.
 
Sal
 
Progressiva: o sal retira facilmente a química do cabelo, reduzindo a durabilidade do liso.
 
Definitiva: enfraquece as madeixas deixando-as desidratadas e fáceis de quebrar.
 
Cloro
 
Progressiva: também reduz o tempo do procedimento, pois o cloro penetra no fio e retira a química.
 
Definitiva: o resultado são cabelos fracos e com muito frizz.

por Qualitá com Portal Terra

'Barbie da vida real' aparece ao lado de jovem idêntica a ela

Olga e Valeria se conheceram há cinco anos pela internet Foto: Facebook / Divulgação

Se existir uma Barbie humana já parece impossível, imagine duas! Valeria Lukyanova ficou mundialmente conhecida por suas curvas, que são muito parecidas a da famosa boneca. 

Após meses fazendo sucesso com fotos surpreendentes, ela apareceu ao lado de Olga Olenyk, uma jovem quase idêntica a ela.


As duas nasceram em Odessa, na Ucrânia, e se conheceram há cinco anos pela internet. “Ficamos curiosas com nossas semelhanças. Tínhamos o mesmo cabelo, maquiagem e nos vestíamos da mesma forma. Nossos amigos tinham certeza de que éramos irmãs. E nós realmente somos, mas espiritualmente”, disse Valeria.

As Barbies da vida real estão planejando se mudar parar os Estados Unidos, onde vive o namorado de Olga e onde Valeria e seu marido pensam em abrir um negócio dedicado a moda jovem.

por Terra Colombia

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Aprenda a cuidar dos cabelos com coloração na época de calor

Cabelo como os de Sarah Jessica Parker deve passar por uma hidratação após a coloração para ficar brilhante e saudável Foto: Getty Images

Nem pense em evitar o banho de mar ou de piscina para não mudar a cor das suas madeixas. Aproveite, e muito bem, a temporada, mas tome alguns cuidados com os fios, principalmente se tiver mechas, luzes, reflexos, para continuarem brilhantes e saudáveis.
 
Hidratação é a palavra da vez

O processo químico, como a coloração, despigmenta o fio. Assim que ela for finalizada, as madeixas já devem passar por uma hidratação. “Com isso, você repõe imediatamente a água perdida e fecha as escamas. Os fios ficam protegidos”, comenta Gill Almeida, cabeleireira do Jacques Janine, em São Paulo.
 
Sob o sol

Todas as cores desbotam um pouco no sol. “O cobre é a mais ingrata delas, pois sai mais rápido, enquanto os reflexos tendem a ficar mais claros. O tonalizante utilizado para luzes e mechas também sai e a cor fica diferente”, comenta a especialista. Para evitar o desbotamento acentuado, use e abuse do protetor solar, recorra aos chapéus, bonés e até turbantes para proteger as madeixas.

Mulheres com mechas loiras devem tomar cuidado com a água da piscina. “Nunca é demais avisar que, dependendo da concentração do cloro na água, você pode entrar loira e sair com os fios verdes”, analisa Gill Almeida. “Se isso acontecer, lance mão do xampu de limpeza e procure seu cabeleireiro para fazer o tratamento correto”, orienta.
 
Cuidados diários

Lavar bem o cabelo após o mergulho no mar ou na piscina é muito importante para tirar os resíduos. Combine xampu e condicionador para cabelos coloridos e, de duas a três vezes por semana, aplique máscaras hidratantes.

Assim que a temporada de calor acabar, vale fazer uma visitinha ao seu cabeleireiro para uma hidratação - além daquela realizada pós-coloração - e, se for o caso, cortar os fios para tirar o ressecado e retocar a cor.

por Qualitá com Portal Terra

Top hairstylists dão dicas de cortes, cores e cuidados com os cabelos


O período mais gostoso do ano acaba de chegar! Para aproveitar a temporada sem medo de danificar o cabelo e ainda fazer bonito com cortes, tons e penteados com a cara do verão, os hair stylists Tiago Parente, Ricardo Cassolari e Thiago Costa, todos embaixadores de TRESemmé, dividem seus truques de beleza.

5 cuidados essenciais

 
1. A primeira dica fica por conta da proteção contra os raios UV. “Usar produtos com proteção térmica é essencial para proteger os fios de danos. Também vale usar chapéus e lenços como uma ajuda extra”, explica Ricardo Cassolari.
 
2. Tanto o sol como o secador aumentam a oleosidade do couro cabeludo, por isso o ideal é lavar o cabelo diariamente nesta época, mas não esfregar demais. “Esfregar muito forte estimula os folículos, aumentando a oleosidade do couro cabeludo”, complementa.
 
3. Para evitar a exposição excessiva ao calor, Tiago Parente também compartilha o segredo de como deixar o cabelo como se tivesse feito uma escova, mas sem usar o secador: “use o creme para pentear nos fios ainda úmidos, puxe-os para trás e faça yn coque, sem apertar demais. Prenda com um grampo, um pauzinho ou até mesmo uma caneta para não marcar. Quanto mais onda quiser, coloque o coque mais para cima. Deixe preso até secar e depois solte. O cabelo vai ficar cheio de movimento!”.
 
4. Capriche na hidratação. Tiago indica as ampolas de ação rápida como uma opção interessante: “há algumas, como a  ampola de tratamento de resgate TRESemmé Reconstrução e Força, que reconstróem os fios em apenas 60 segundos”, finaliza.

5. Cuidado para não espigar os cabelos tingidos.  “O processo de coloração não é prejudicial, o que estraga os fios é a falta de cuidado pós-procedimento”, diz Thiago Costa. Além da hidratação, truques de lavagem são essenciais. “Para as tingidas, o ideal é lavar o cabelos em água mais fria, o que ajuda a fechar as cutículas, evitando o desbotamento”, explica o cabeleireiro.

Tendências com a cara do verão


Entre os embaixadores de TRESemmé há duas tendências que são unanimidades: os rabos de cavalo e o efeito molhado com gel. “Acredito que o efeito molhado com gel vá pegar agora no verão, tanto para cabelos soltos como presos. Gosto muito dessa tendência, que remete aos anos 1980”, diz Cassolari. Para ele, a década de 1990 também ganha destaque com os cabelos compridos, retos e divididos ao meio, bem “grunge”. “Também gosto do novo Chanel, que é mais reto e levemente repicado nas pontas”, complementa o profissional.

Para penteados, Tiago Parente acredita que os de estilo “alfaiataria” serão sucesso nesse verão. “São penteados que tem cara de que foram elaborados. Misturar seco com efeito molhado ou liso com ondas são alguns exemplos”, explica.

No que diz respeito às cores que farão a cabeça das mulheres, o destaque fica por conta dos loiros. “O verão pede tons claros. Luzes, californianas, ombré hair e balayage são os mais procurados. Na minha opinião, o loiro manteiga é o mais bonito. Outra tendência é o ‘Strawberry Blonde’, o novo ruivo. Ele é menos vermelho e mais desbotado, podendo até ganhar mechas loiras no comprimento. Muitas celebridades já adotaram”, finaliza Thiago Costa.

por Redação (Cabeleireiros.com)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fio afro é mais sensível que os demais; saiba como cuidar

Os lindos fios afros da atriz Taís Araújo foram um dos mais pedidos este ano pelas telespectadoras da TV Globo Foto: Divulgação/Globo

Este ano, por três meses seguidos, o cabelo da atriz Taís Araújo foi o mais pedido pelas telespectadoras da TV Globo. Agora, os fios afros das atrizes Lucy Ramos e Cris Vianna também são sucesso na telinha, na novela global Salve Jorge. Mas quem admira os lindos cachos dessas e de outras famosas, como Beyoncé e Sheron Menezes, pode não saber que esse tipo de fio é mais sensível que os demais, ou seja, é mais delicado, porosos, fino e seco. E, justamente por isso, exige muitos cuidados especiais.

O hairstylist Fernando Fernandes, especializado em cabelo crespo há mais de 27 anos e dono do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo, garante que o principal segredo é ter o hábito de hidratá-lo constantemente. Mas há outros truques:

. Invista em produtos específicos e profissionais especializados em cabelo afro.

. Evite tingir ou fazer mechas nos fios. Os fios afros são muito sensíveis e aceitam apenas uma química. Ou seja, se você colorir as madeixas não vai conseguir fazer um alisamento ou permanente afro depois, isso sem contar que muita química pode provocar queda de cabelo. “Recomendo o uso de tonalizantes nesse caso”, diz Fernandes.

. Pense bastante antes de optar por um alisamento ou permanente afro. Os processos químicos nos fios afros costumam não ter volta.

. Cabelos que estavam com tranças afro ou alongamento precisam de, no mínimo, quatro semanas de hidratação antes de passar por algum tipo de química. Motivo: os fios devem respirar e ter tempo de voltar à estrutura original antes do tratamento.

. Jamais, em hipótese alguma, faça qualquer tipo de tratamento químico em casa.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Sono da beleza: por que ele é importante!


A estação mais quente do ano traz novas tendências, diversão, cores fortes e, claro, o desejo de estar com a aparência em dia. Embora os hábitos saudáveis devam ser práticas constantes na vida do indivíduo, algumas atitudes simples podem fazer com que a pessoa fique ainda mais bonita, como a manutenção de uma alimentação saudável, ingestão regular de líquidos, e, sobretudo, boas noites de sono. Estudos já comprovaram que indivíduos mais descansados têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza não é um mito.
 

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o corpo produz hormônios associados ao estresse quando não há repouso adequado. “Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho e há aumento dos vincos. As olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida”.

Durante a noite são fabricados os principais hormônios responsáveis pelo bom funcionamento do nosso organismo, como é o caso dos hormônios de crescimento (ou GH), fundamental para a troca e regeneração celulares e prevenção da flacidez do rosto, e do cortizol, que melhora o humor e a boa disposição. “Da mesma forma, o sono aumenta à sensibilidade à leptina, hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso, qualquer dieta para a beleza precisa também incluir pelo menos 8 horas de sono diárias”, contemporiza.

Efeitos de um sono de má qualidade na aparência:


A privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove um menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas. Para cada hora a menos de sono, cresce em 20% a possibilidade de haver aumento do peso e os especialistas acreditam que menos de 7 horas habituais de sono pode trazer consequências negativas para o corpo e para o cérebro;

· Redução de energia deixa o cabelo mais fraco e sem nutrientes;
 

· Rosto inchado, que faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras;
 

· Olhos secos e irritados, com a presença de ardência e/ou vermelhidão.

· Cansaço durante o dia, sonolência, sedentarismo e maior descuido com o corpo. A prática esportiva pode ajudar a dormir melhor, mas funciona como um auxiliar, sendo necessário somar-se ao esporte preferido, a reeducação postural, aliada ao uso do travesseiro correto durante o sono”, alerta.

por Redação (Cabeleireiros.com)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Penteados fáceis e práticos são ideais para ir ao trabalho

Para ir ao trabalho, é fácil criar penteados incríveis e rápidos e ficar arrumada e linda como as belas Jennifer Lopez, Camila Rodrigues e Olivia Palermo Foto: Getty e AGNews
 
No dia a dia, principalmente para ir trabalhar, é possível criar penteados incríveis, simples e rápidos – e ficar arrumada e linda. Basta prender ou simplesmente ajeitar os fios com um estilo mais descontraído. Mesmo para profissionais que atuam em ambientes que exigem mais sobriedade, como advogadas, bancárias e executivas, vale a pena investir em coques e tranças, sem medo de errar.
 
Tranças e coques
 
O primeiro passo é escolher penteados fáceis e práticos, pois não dá para perder horas na frente do espelho antes de sair de casa. “Tranças e coques, além de deixarem o visual mais sofisticado, ficam ótimos em quem tem cabelo longo. Ainda mais quando os fios são presos de maneira despojada. Só não recomendo as madeixas todas presas para mulheres muito altas, já que esse tipo de penteado evidencia o pescoço”, aconselha a hairstylist Dag Arcas, do Tamba Salão Boutique, em São Paulo.
 
Rabos de cavalo e cabelo semipreso também ficam ótimos àquelas que desejam um ar mais arrumadinho. Esses penteados são considerados coringas, ou seja, ficam bem em qualquer pessoa e nunca saem de moda. Já para as fãs do cabelo solto, vale a pena investir em finalizadores. As pomadas ajudam estilizar os curtinhos e os sprays fixadores dão mais forma aos lisos.
 
“Mas antes de escolher o melhor visual para trabalhar, leve em consideração a textura e o comprimento das madeixas. Isso facilitará a execução”, finaliza a expert.

por Qualitá com Portal Terra

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brasil cai na final e americana é eleita Miss Universo 2012

Olivia Culpo recebe coroa de brilhantes da angolana Leila Lopes, vencedora do concurso de 2011 Foto: AFP

Desta vez chegou perto, muito perto. A gaúcha Gabriela Markus passou pela prova preliminar, pelo desfile de biquini, pela apresentação em trajes de gala e estava quase lá. No entanto, quando se viu entre as cinco finalistas do 60º Miss Universo, nesta quarta-feira (19), o resultado não veio: ficou com a quinta colocação. Confortável com a edição realizada em seu país natal, na cidade de Las Vegas, a norte-americana Olivia Culpo foi a grande felizarda, sendo eleita a Miss Universo 2012. Com o título, ela se tornou a oitava mulher dos EUA a conquistar o concurso, cuja disputa começou em 1952. A coroa de brilhantes, símbolo do posto, foi entregue pela detentora do título de 2011, a angolana Leila Lopes.

O resultado frustra as expectativas do Brasil de chegar à sua terceira vitória no evento, o que não ocorre há mais de quatro décadas. As únicas vezes em que o País teve candidatas eleitas Miss Universo foram em 1963 e 1968, soma que o coloca na quarta colocação entre as nações com maior número de títulos no concurso - são dez na posição, como México, Tailândia, Japão e Canadá. No entanto, dentre elas é a nação que há mais tempo não conquista o Miss Universo. EUA, Venezuela, Porto Rico e Suécia lideram a lista com, respectivamente, oito, seis, cinco e três títulos.

Além do concurso principal, a edição de 2012 premiou, como faz anualmente, vencedoras de duas categorias distintas ao evento principal. A guatemalteca Laura Gody Calle, 24 anos, foi eleita Miss Simpatia - título que lhe deu uma premiação de US$ 1 mil. Já a chinesa Ji Dan Xu ganhou a prova de melhor traje típico, disputada no último fim de semana e anunciada antes do fim do concurso.
 
Passo a passo
 
Os anfitriões da noite - o produtor-executivo do canal Bravo Channel, Andy Cohen, e a apresentadora do E! Entertainment Television Giuliana Rancic -, entraram no palco do Planet Hollywood Resort and Casino, em Las Vegas, pontualmente às 23h (de Brasília), para apresentar uma edição mais temática do Miss Universo. Por ter sido organizado em dezembro - no ano passado o evento foi realizado em setembro -, o cenário do concurso de beleza mais famoso do mundo foi adornado com diversos pinheiros cobertos com luzes e folhas pintadas de branco, imitando a neve típica do inverno dos EUA, além de telões exibindo imagens de geleiras e flocos de neve caindo do céu, lembrando as principais características do Natal no hemisfério norte.   

Sem muita enrolação, os anfitriões da noite foram logo apresentando ao público cada uma das 89 candidatas, que entraram em cena com curtos vestidos padronizados, diferenciados apenas por suas cores - sempre claras, com tops em tons mais escuros. Postadas lado a lado, as 16 favoritas da equipe de jurados e do público, que pôde fazer a primeira seleção das misses pela internet, foram anunciadas. A brasileira Gabriela Markus foi a 12ª a ser chamada - as misses Venezuela, Turquia, França, Peru, Rússia, México, Polônia, Hungria, África do Sul, Filipinas, Croácia, Kosovo, Austrália, Índia e EUA completaram o time das felizardas.

As 16 pré-selecionadas, então, disputaram a prova do biquíni, uma das mais importantes para a definição da vencedora, segundo a própria organização do concurso. No entanto, Andy Cohen logo avisou que, desta vez, as seleções seriam feitas de forma diferente: "a partir de agora, só os jurados escolhem quem ganha aquela coroa de brilhantes que eu adoraria usar", brincou, fazendo referência à sua opção sexual - ele é gay assumido desde 2004. O time de especialistas contou com dez personalidades, incluindo a Miss Universo 2010, a mexicana Ximena Navarrete.

Para animar a penúltima fase do concurso foi convocada a banda norte-americana Train, primeira atração musical da noite. Liderado pelo vocalista Pat Monahan, o grupo californiano executou hits enquanto as misses surgiam em cena com seus trajes de gala. O desfile foi marcado por vestidos ousados. A norte-americana Olivia Culpo, por exemplo, usou um surpreendente decote e uma abundante saia, enquanto a russa Elizabeth Golovanova e a venezuelana Irene Sofiá Esser Quintero optaram por roupas valorizando as pernas, usando saias com fendas que quase atingiam suas virilhas. Gabriela Markus foi mais discreta, com um deslumbrante vestido prateado destacando os seios.
 
Hora da verdade
 
"Eu acredito que não é a forma de nos vestir que mostra o que somos. Conseguimos mostrar nosso caráter usando tanto um vestido de gala quanto um biquíni. O que importa é que mostramos como somos em nossos corações". Assim respondeu Gabriela à sempre complicada questão que rege a última prova do Miss Universo, feita por um dos jurados, escolhido por sorteio - "o que você diria a alguém que lhe falasse que biquínis reduzem mulheres a símbolos sexuais". A brasileira foi a única a responder a pergunta em sua língua pátria, contando com uma tradutora para auxiliá-la frente às câmeras.

Mas foi Janine Tugonon quem conquistou mais a empatia do público na prova final. Simpática e com um inglês impecável, a filipina de 23 anos respondeu a uma questão que indagava se a barreira linguística não seria prejudicial para um possível reinado de um ano como vencedora do concurso. "O Miss Universo não tem a ver com com falar um idioma e, sim, com influenciar pessoas", disse. Foi ovacionada.

Ainda assim, apesar de ter se enrolado em sua resposta na prova derradeira - a respeito de algum arrependimento em sua vida - e de não ter usado o mais belo vestido da noite, Culpo impediu a Venezuela de empatar com os EUA em títulos. E voltou a deixar o país bastante confortável na posição de líder entre as nações com o maior número de beldades vencedoras do Miss Universo no mundo.

por Portal Terra (www.diversao.terra.com.br)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Hidratação ou cauterização: descubra do que os fios precisam

A cauterização reconstrói o cabelo, enquanto a hidratação mantém o que foi reconstruído; um completa o outro Foto: Shutterstock

Para garantir o brilho e a saúde das madeixas, é preciso investir em uma série de cuidados, entre eles na hidratação e na cauterização. "A cauterização reconstrói o cabelo, enquanto a hidratação mantém o que foi reconstruído. Um completa o outro", comenta Ítalo Saliccio, hairstylist do Salão e SpaVimax Art Hair Beauty, em São Paulo.

Cauterização
 
O que é: procedimento feito no salão que trata os fios de dentro para fora por meio da ação da queratina, um componente que só age com o calor da prancha, dissolvendo-se e reconstruindo as madeixas.

Indicação: antes das químicas, descoloração ou relaxamento, sua aplicação é indicada para deixar os cabelos saudáveis e resistentes, sem a perda de nutrientes. Após estes processos e até mesmo da exposição ao sol em excesso, ajuda a recuperar as madeixas.

Duração: em média de 30 a 45 dias.

Contraindicação: o único problema da cauterização é fazer o procedimento mais do que o necessário. "Por contar uma grande concentração de queratina, deixa os cabelos rígidos, fazendo com que os fios tenham um aspecto grosso e áspero", explica Ítalo.

Passo a passo: após um xampu de limpeza, a queratina é aplicada com alguns nutrientes. O cabelo é 80% seco e, em seguida, a prancha de cerâmica, em uma temperatura de 180°C, é passada por duas vezes em cada mecha para selar o produto. Depois do processo, uma hidratação é aplicada para dar emoliência aos fios, seguida pelo enxágue. As madeixas são finalizadas com um protetor térmico ou ativador de cachos.

Hidratação
 
O que é: também conhecida como reposição hídrica ou de nutrientes emolientes, o procedimento resulta em fios brilhantes, sedosos, macios e hidratados.

Indicação: serve como um complemento à cauterização ou para uma pós-coloração em tratamento de brilho. Existem diversos tipos de hidratações: para brilho, maciez, proteger a cor, entre outras.

Duração: de cinco a sete dias.

Contraindicação: Não há.

Passo a passo: como há um grande número de tratamentos no mercado, os passos variam de acordo com a recomendação de cada fabricante. Entretanto, em geral, aplica-se o xampu adequado ao tipo de fio, seguido da máscara. Após o tempo de pausa, os fios são enxaguados e finalizados. 

por Qualitá com Portal Terra

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aposta no loiro claro dá o tom em transformação

A publicitária Ruth Sieveking não queria mexer no comprimento, mas como as pontas estavam bem estragadas, não teve jeito. As luzes bem loiras complementaram a transformação Foto: Andrea Felizolla / Terra

Ruth Sieveking, 32 anos, chegou à Casa Mauro Freire com duas certezas: ficar loira e não mexer no comprimento do cabelo. A primeira vontade foi atendida sem restrições pelo hairstylist Eryn Santos. Com relação à segunda, porém, não teve jeito. Ao menos alguns centímetros precisariam ser cortados. "As pontas estão bem estragadas e o jeito é cortar, tirar pelo menos a parte mais prejudicada", explicou o expert. Ruth é adepta da escova progressiva e, por isso, suas madeixas precisam de cuidados específicos justamente para evitar este tipo de problema.

Após convencer Ruth a tirar "apenas alguns centímetros" da base, Eryn deu início ao processo. Com a cabeça da participante bem inclinada, o profissional primeiro desembaraçou seu cabelo para então fazer as luzes. No método escolhido, o hairstylist separa pequenas mechas e aplica o descolorante com os próprios dedos. Ele repete a ação por toda a cabeça e depois dá 'leves palmadas' com as mãos besuntadas com o descolorante nos fios. Para deixar as pontas mais claras, Eryn as embrulhou em papel alumínio.

Antes de começar a etapa no lavatório, Ruth ficou no acelerador para apressar a ação da química. Após enxaguar o descolorante, Eryn e sua assistente aplicaram um tonalizante loiro perolado para finalizar a cor. O passo seguinte foi lavar e condicionar o cabelo com os produtos da linha profissional de Seda. De volta à cadeira do expert, é chegada a hora do corte. Eryn tirou "três dedos" no comprimento e repicou os fios para deixá-los em camadas e com mais movimento.

Uma escova tradicional deu continuidade à transformação e Eryn em seguida aplicou o spray finalizador para fios alisados da Seda. Por último, o próprio expert maquiou a participante que, quando viu o resultado final de todo o processo, aprovou. "Gostei que o comprimento não mudou muito e ficou loiro como eu queria", comentou. 

 Serviço
 
Eryn Santos - Casa Mauro FreireTel.: (11) 3061-5274

por Latta Serviços Editoriais, Especial para o Terra

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aprenda a lavar os fios depois do banho de mar ou de piscina

Filtro capilar solar, xampu e condicionador específico são alguns dos cosméticos para garantir a beleza do cabelo entre um mergulho e outro Foto: Shutterstock

Com o aumento do calor, muitas pessoas escolhem a piscina ou o mar para se refrescar. O problema é que os cabelos podem ficar danificados pela ação do cloro, sal e areia se não forem lavados e cuidados corretamente. Mas nada que bons conselhos não resolvam e você possa curtir à vontade.

Antes de se refrescar
 
Nem todo mundo dá um mergulho e sai para lavar os cabelos. Por isso, proteja-os aplicando filtro solar, vale a pena! "Eles formam uma camada protetora que alivia os danos causados pela areia, sal e cloro", explica Viviane Siqueira, hairstylist do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro.

Sem fios verdes
 
Você pode até prender os cabelos para nadar na piscina, mas o cloro penetrará de qualquer forma. Ao perceber que suas madeixas estão verdes devido à ação desse agente, aposte em um xampu anti-resíduos para amenizar o problema e procure o seu cabeleireiro para que ele possa reverter o quadro.

Lave as madeixas
 
Deixar o cabelo secar com a água do mar ou da piscina danifica e resseca os fios. O jeito é lavá-los. Se for o caso, vale até levar uma garrafinha com água para enxaguá-los. "Em casa, aposte em xampu e condicionador específico para o seu tipo de fio. Se estiverem ressecados, aplique uma máscara. Depois da hidratação não se esqueça do leave-in com filtro solar", ensina a especialista.

Só desembarace os fios depois desse ritual, mas nada de passar a escova para não quebrá-los. "O correto é um pente de madeira com dentes largos, principalmente para quem tem madeixas com alisamento ou permanente", comenta Viviane Siqueira.

Quando a temporada acabar, vale recorrer aos tratamentos especiais realizados nos salões para recuperar as madeixas e deixar os fios lindos e brilhantes para a próxima estação. 

por Qualitá com Portal Terra

sábado, 8 de dezembro de 2012

Formol cria liso de alto risco

Fabricantes de cosméticos que levam o formol devem prestar atenção na quantidade

Usado em alisamento e escova progressiva, o formol traz danos à saúde de clientes e cabeleireiros

Não é de hoje que o uso de formol para alisamento de cabelos causa polêmica e preocupa os profissionais da saúde. Nem poderia ser diferente. Os efeitos nocivos do produto químico atingem  quem o utiliza e também quem o aplica. Aliás, para os cabeleireiros, ele pode causar males maiores, pois, muitas vezes, eles passam o dia inteiro inalando as substâncias tóxicas contidas no produto.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  os fabricantes de cosméticos que levam o formol devem prestar atenção na quantidade permitida, que é de 0,2% em toda a fórmula. Acontece que nem tudo está dentro da lei e, na busca do liso perfeito, clientes e cabeleireiros não parecem preocupados com isso.

“O formol atua basicamente na superfície externa do fio, mudando temporariamente sua estrutura”, explica o dermatologista Francisco Le Voci, especializado em couro cabeludo. “A questão é que a concentração de 0,2% não é suficiente para obter o alisamento. É preciso  uma dosagem maior.”

É o que se faz nos salões: aumenta-se a dose e é isso que traz o efeito colateral, que pode vir em curto ou longo prazo: “Num primeiro momento, podem aparecer coceira no couro cabeludo e na pele. Depois, ardência, vermelhidão e dificuldade para respirar”, explica Francisco.
 
A cabeleireira Valeria Rosa Lima diz que, às vezes, sente a garganta seca ao fazer um alisamento de cabelo mais longo. “Mas só quando não uso a máscara de proteção. Em cabelo curto, faço sem máscara e não sinto nada”. Valéria também conta que suas clientes não se preocupam com a fórmula. “Muitas até pedem os produtos que contêm mais formol para chegarem ao resultado que querem.”

por Paula Suenny (Diário de São Paulo)

Agenda do salão

Imagem: Shutterstock

Saber montar a agenda do salão é uma arte que todos os profissionais bem-sucedidos dominam. Veja o que você pode fazer para colocar a casa em ordem e prepare-se para começar 2013 com o pé direito!

Nenhum salão de beleza está imune a contratempos, como receber a ligação de uma cliente atrasada, presa em um engarrafamento, ou um procedimento demorar mais do que o previsto e acabar prejudicando os seguintes frequentadores. No entanto, manter uma agenda organizada e regras de atendimento bem-definidas pode facilitar, e muito, o dia a dia do espaço, permitindo que seus profissionais foquem apenas naquilo que é necessário: oferecer serviços de primeira linha.  CABELOS&CIA garimpou as melhores dicas com especialistas para facilitar de uma vez por todas a sua rotina. Confira!

O que é melhor: usar uma agenda no computador ou no papel?

Segundo os experts, a agenda de papel sempre é uma ferramenta eficiente para se organizar, mas hoje se adapta melhor às necessidades de um salão pequeno, em que a recepcionista já conhece bem a clientela e suas vontades. Para locais de médio e grande porte, com uma oferta maior de serviços, o ideal é investir em um sistema. “No Jacques Janine temos várias estações espalhadas pelo ambiente. Todo mundo tem acesso à agenda”, conta Diane Goossens, coordenadora de desenvolvimento humano da Académie Jacques Janine. A agenda no computador também permite um cadastro mais completo das clientes, com seus dados e detalhes de suas últimas visitas ao salão.

Posso usar as redes sociais para ampliar a possibilidade de marcação de horários? Como gerenciar isso?

Os especialistas consultados por CABELOS&CIA ainda são céticos em relação à funcionalidade da tecnologia para a marcação de horários. “E se a manicure não entrar na página do Facebook dela justo no dia em que a cliente quer reservar uma horinha? E se o MSN não abrir?”, questiona Diane, do Jacques Janine, que revela que a empresa vem realizando testes para saber se as redes sociais são eficientes nesse sentido. Sem contar que o resultado pode ficar confuso se não estiver alinhado com as informações da agenda “oficial” do salão.

Quanto tempo deve ser reservado para cada atendimento?

Segundo Leonardo Costa, professor do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo (SP), tudo depende da duração do serviço e do tempo que cada um leva para executá-lo. “Não adianta marcar colorações ou alisamentos com intervalos de meia hora para o mesmo profissional, por exemplo, pois são procedimentos que exigem espera”, conta. “Uma maquiagem demora cerca de meia hora, mas o maquiador precisa de um tempo extra para conversar com a mulher sobre suas expectativas. É preciso ter sensibilidade”, diz Diane. Aliás, essa qualidade também se destina ao bem-estar dos funcionários. Manicures costumam atender uma pessoa atrás da outra, mas precisam de uns 10 minutinhos livres para ir ao banheiro, tomar água, pegar o material para a próxima cliente...

Quanto tempo de tolerância posso dar para as clientes que se atrasaram?

O consultor Leonardo Costa sugere de 10 a 15 minutos. “Mas é fundamental que os profissionais também obedeçam à regra. De nada adiantar impor um limite se o cabeleireiro ou a manicure estão sempre atrasados”, explica. Em dias de maior movimento, como sextas e sábados, os especialistas recomendam um tempo menor de tolerância – ou até mesmo nenhuma, para evitar o efeito bola de neve. Em salões muito complacentes com atrasos, a cliente marcada para as 14h pode ser atendida somente às 16h, o que prejudica os horários das demais e até mesmo a vida pessoal dos funcionários, que acabam estendendo o expediente além da conta.

Qual o momento mais adequado para avisar a cliente sobre essa tolerância?

Segundo a consultora Iara Gaspar Duarte de Souza, docente da área de saúde, beleza e bem-estar do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Osasco (SP), o ideal é pendurar uma placa com o aviso em um local bem visível. “Também é bom explicar a toda cliente nova, na hora de mostrar o salão, como ele funciona, para deixar tudo bem claro”, afirma. Outra dica de Iara: prefira marcar horários cheios – 10h, 14h e por aí vai –, nunca quebrados, como 8h15 ou 16h45, porque a tendência é que a pessoa se confunda ou use os 15 minutos como “adicionais”. Ou seja, vai chegar ao salão às 8h30 ou às 17h.

O que fazer se a cliente chega muito atrasada, bem depois do prazo de tolerância?

“Proponha que ela seja atendida por outro profissional, se houver alguém disponível, é claro, ou com o mesmo, quando ele tiver tempo”, sugere Leonardo Costa, da Anhembi Morumbi. “Mas respeite o seu cronograma e o de sua equipe”, salienta Iara.

O que fazer quando ela chega depois do prazo de tolerância e ainda resolve armar um barraco?

Além de seguir a dica anterior de Leonardo Costa, preocupe-se em não contaminar o resto do salão com a fúria da pessoa. Diane Goossens recomenda levar a cliente para um espaço reservado, a fim de evitar constrangimentos. “Diga que vai fazer de tudo para atendê-la dentro de suas possibilidades”, avisa. Ofereça uma água, espere que se acalme e desconfie caso ela jogue a culpa na recepcionista (tática comum), dizendo que a moça fez confusão com os horários.

O que fazer quando uma cliente falta e a equipe fica ociosa?

Para Iara, docente do Senac, o melhor é acrescentar 50% do valor do protocolo que ela faria no atendimento posterior. “Parece antipático, mas é profissional e denota respeito com sua equipe e com seu trabalho. E evita problemas parecidos no futuro”, afirma. Ela também aconselha oferecer os serviços do colaborador ocioso à outra pessoa, porém como cortesia. “Não pergunte se ela quer fazer a unha ou uma escova, porque pode ser que a cliente não tenha ido ao salão com dinheiro extra e isso vai deixá-la constrangida. Proponha mesmo como um mimo. E, ainda que para ela saia de graça, pague ao funcionário o percentual”, explica.

Se a cliente está demorando, posso ligar para confirmar se ela vem mesmo?

Sim, sem problema algum. Mas para se organizar melhor e evitar contratempos, o ideal é que a recepcionista sempre telefone um período antes para a cliente e confirme o horário. Se ela está marcada para a parte da manhã, ligue na tarde anterior. Se está agendada para o fim do dia, telefone de manhã. A mesma plaquinha com o aviso sobre o tempo de tolerância pode solicitar que a pessoa telefone em caso de atraso.

Quando a cliente falta, devo telefonar para saber o que houve?

Sim, mas sem que isso soe como cobrança. Nada de tentar remarcá-la para outro dia.

Como evitar que um ou outro profissional fique ocioso?

A sugestão de Leonardo Costa é trabalhar em sistema de rodízio com as clientes novas ou que não têm preferência por determinado cabeleireiro ou certa manicure. “É uma maneira justa e eficiente de distribuir o trabalho, e isso também deve ser monitorado pela agenda de papel ou pelo computador”, diz.

Quem é a pessoa-chave responsável pela montagem da agenda do salão?

A recepcionista, que deve ser organizada e conhecer a fundo todos os processos do estabelecimento, saber quanto tempo cada técnica demora para ser executada e quais procedimentos podem ou não ser feitos juntos. “Ela também deve ter a sensibilidade de não interromper os profissionais sem necessidade urgente. Não tem nada pior do que a cliente ter seu atendimento parado para a recepcionista cochichar no ouvido do cabeleireiro que tem alguém na linha querendo marcar horário”, comenta a professora Iara Gaspar Duarte de Souza.

por Heloisa Noronha (Cabelos&Cia)